2013 está começando e uma boa dica é organizar o orçamento para o ano.  Esta planilha está super completa e poderia ser usado inclusive com os alunos para o estudo de como gerenciar a renda familiar?. No blog Valeu cara apresenta algumas dicas:


..."A saída da crise pode não ser fácil, mas o primeiro passo a ser dado para começar a colocar as finanças em ordem todo o mundo já conhece: ter tudo anotado, despesa por despesa, mês a mês. 10 em cada 10 pessoas que saíram do sufoco e hoje estão com a vida controlada são unânimes em afirmar sobre a importância das anotações.

A elaboração do orçamento doméstico nem sempre é uma tarefa simples. É necessário definir quais são as suas necessidades e a partir daí começar a planejar todos os gastos, considerando sempre a renda disponível. A partir deste orçamento é possível começar a economizar e quitar as dívidas.

Basicamente é necessário relacionar os ganhos fixos - salário, aplicações, etc., e separadamente relacionar todas despesas fixas: luz, gás, água, telefone, aluguel, condomínio, transporte, educação, assistência médica, alimentação etc.

Depois, a lista deve contar as despesas eventuais: remédios, consertos em geral, cabeleireiro, oficina mecânica, lazer e outras. TODOS os gastos devem ser relacionados, sem nenhuma exceção.

Economizar em pequenas coisas faz uma grande diferença em seu orçamento no final do mês. Por isso, tente mudar sua rotina habituando-se, por exemplo, a apagar a luz toda vez que sair de um recinto, a fechar bem a torneira, para que ela não fique pingando, a diminuir a chama do fogão quando os alimentos começam a ferver, a pesquisar preços antes de comprar qualquer produto ou contratar serviços." Leia mais!



1 comentários :