Desenho usando Inkscape - Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Segue a postagem de uma aluna do 5º ano de escolaridade com um trabalho com Inkscape. Embora tenha sido realizado em casa tem aplicabilidade no laboratório de informática!


Neste vídeo, a Luíza Pereira, que tem 11 anos e estuda na Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda, vai nos mostrar como vetorizar FreeWilly, que é um personagem de "Filme antigo da Sessão da Tarde", ela vai usar o INKSCAPE, e pegando um desenho em JPG/PNG/GIF, vai vetorizar, ajustar e colorir o mesmo, com efeitos de sombras e tudo mais que tem direito, permitindo com isso que possamos ter uma imagem de qualidade e que poderá ser ampliada sem perda de qualidade, para ser usada em trabalhos escolares, postagens, álbuns, etc... Transformamos o seu trabalho, em um TIME LAPSE de 5 minutos, para que todos pudessem curtir mais esse trabalho.

Obs.: Todos os direitos e créditos ao desenho original devem ser dados a seus detentores oficiais, o que fizemos aqui foi apenas mostrar de forma rápida e aberta como pegar um desenho seja ele qual for e vetorizar, usando uma ferramenta livre, para que possamos ter imagens de qualidade para serem usados em trabalhos escolares ou mesmo para o aprendizado da ferramenta de desenho vetorizado Inkscape, como é o caso deste desenho. 

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Visita Técnica e Pedagógica

O Projeto de Tecnologia Educacional - IAESMEVR/VRlivre, atua na formação continuada, produção de materiais, criação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de softwares, atualização dos laboratórios, orientação, registro e socialização dos trabalhos desenvolvidos.

Estivemos em visita Técnica e Pedagógica, atualizando e orientando os implementadores que atuam nas seguintes Unidades Educacionais:

Escola Municipal ProfessorJayme Martins;

Escola Municipal Espírito Santo;

Escola Municipal  Pref.: José Fontes Torres;

Escola Municipal Paulo VI;

Escola Municipal Nilton Penna Botelho;

Escola Municipal Palmares;

Escola Municipal Fernando de Noronha;


CMEI. Recanto Infantil;

CMEI. Iracema Leite Nader;


Escola Municipal Palmares


Escola Municipal Palmares


Escola Municipal Palmares


Escola Municipal Palmares


Escola Municipal Palmares


CMEI. Recanto Infantil


CMEI. Recanto Infantil - identificação no clique do mouse


CMEI. Recanto Infantil


CMEI. Recanto Infantil


CMEI. Recanto Infantil


CMEI. Recanto Infantil


Escola Municipal  Pref.: José Fontes Torres


Escola Municipal  Pref.: José Fontes Torres


Escola Municipal  Pref.: José Fontes Torres


Escola Municipal  Pref.: José Fontes Torres


Escola Municipal  Paulo VI

Escola Municipal  Paulo VI








Escola Municipal  Paulo VI

Escola Municipal Professor Jayme Martins

Escola Municipal Professor Jayme Martins

Escola Municipal Professor Jayme Martins

Escola Municipal Professor Jayme Martins

Escola Municipal Professor Jayme Martins



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Criando Quadrinhos com Inkscape - Exemplo de trabalho com Mascote VRlivre

A utilização de História em Quadrinhos na Educação favorece o desenvolvimento da escrita, desenho, criatividade, conteúdos de diversas disciplinas e etc...
Nas aulas de Informática, como conteúdo, temos o Software Inkscape, que pode ser utilizado na Vetorização de imagens, na criação de logomarca, panfletos e etc...
Uma das proposta é a criação de história em  quadrinhos com desenhos vetorizados.
Aluno: Bruno Pereira da E. M. Tocantins, criou uma História em Quadrinhos utilizando o Mascote do VRlivre. Vale ressaltar, que esta atividade foi desenvolvida em casa.

Orientação para os implementadores:
Nas aulas de Informática, utilizar o Inkscape e/ou GIMP em substituição o programa TuxPaint para os alunos do Ensino Fundamental;
Nos diversos projetos desenvolvidos na escola, tais como Olimpíadas.... Oportunizar a criação de Quadrinhos, Animação, Áudio, vídeo, Revista, Jornal, Folders e etc, devem ser priorizados no laboratório, com a produção digitalizada do trabalho.




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Revista OBR Ano:03 - Número 08 - Robótica Educacional Livre

A Revista da Olimpíada Brasileira de Robótica - Ano3 Número 08, traz um artigo da Coordenação - IAESMEVR/VRlivre, onde trabalhamos os princípios da Robótica Educacional Livre e como começar o trabalho. Vale conferir as outras matérias que estão disponíveis para download.


Capa da Revista Ano 03 Número 08

Para baixar a Revista Ano 03 Número 08

Baixa Resolução 
Arquivo PDF (3Mb)
Alta Resolução Arquivo PDF Alta Definição (16Mb)


Para acessar todas as revista da OBR: http://www.obr.org.br/?page_id=1788 
Para conhecer o Trabalho da Olimpíada Brasileira de Robótica-OBR acesse o portal: http://www.obr.org.br/





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Projeto de Tecnologia Educacional - Comunicação Alternativa - Videoaula 2

O Projeto de Tecnologia Educacional - IAESMEVR/VRlivre, atua na formação continuada, produção de materiais, criação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de softwares, atualização dos laboratórios, orientação, registro e socialização dos trabalhos desenvolvidos.

Após a Formação Continuada da Educação Especial, os professores, que atuam na Sala de Recursos, foram desafiados a produzirem material utilizando o programa TICO. Para facilitar o trabalho dos professores, estamos disponibilizando videoaula 2 sobre  a criação de pranchas para Comunicação Alternativa.

Tico é uma aplicação livre para construção de Pranchas e/ou Tabuleiros de Comunicação Alternativa e está dividido em 2 aplicações diferentes:


O Editor: Onde são criados os tabuleiros que vão conter todos os elementos necessários para determinado trabalho, sejam eles visuais, auditivos ou de controle;




O Executor: Permite rodar os tabuleiros que foram criados pelo Editor. 
Aula nº 2
Nesta vídeo aula 2, continuaremos a construção de nossa prancha, partindo de onde paramos na aula 01, vamos ensinar como trabalhar ou inserir figuras externas (da internet ou de outro lugar qualquer).



Se você não assistiu a aula 01, clique aqui e assista!!!
Além de usar no computador, você tem a opção de salvar para ANDROID. Com este recurso ele poderá ser usado em celulares Smartphone e/ou Tablet, tendo uma mobilidade muito grande.




Download do aplicativo para PC/Desktop
Tutorial (CRTIC Viana Castelo)

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Projeto de Tecnologia Educacional - Comunicação Alternativa - Videoaula 1

O Projeto de Tecnologia Educacional - IAESMEVR/VRlivre, atua na formação continuada, produção de materiais, criação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de softwares, atualização dos laboratórios, orientação, registro e socialização dos trabalhos desenvolvidos.
Após a Formação Continuada da Educação Especial, os professores, que atuam na Sala de Recursos, foram desafiados a produzirem material utilizando o programa TICO. Para facilitar o trabalho dos professores, estamos disponibilizando videoaula sobre  a criação de pranchas para Comunicação Alternativa.

Tico é uma aplicação livre para construção de Pranchas e/ou Tabuleiros de Comunicação Alternativa e está dividido em 2 aplicações diferentes:


O Editor: Onde são criados os tabuleiros que vão conter todos os elementos necessários para determinado trabalho, sejam eles visuais, auditivos ou de controle;


O Executor: Permite rodar os tabuleiros que foram criados pelo Editor. 
Aula nº 1
Primeira vídeo aula sobre este aplicativo, que é mais um software livre que utilizamos. Pode auxiliar professores, pais e alunos, na Comunicação Alternativa com uso da Tecnologia.


Além de usar no computador, você tem a opção de salvar para ANDROID. Com este recurso ele poderá ser usado em celulares Smartphone e/ou Tablet, tendo uma mobilidade muito grande.




Download do aplicativo para PC/Desktop
Tutorial (CRTIC Viana Castelo)

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