PAINEL PARA GERENCIAR SIMULADORES PHET - FEITO EM GAMBAS3

Atualizem os notebooks!
Segundas feiras de 8h às 11h30 e 13h30 às 17h.


"PhET oferece gratuitamente simulações de fenômenos físicos divertidas, interativas e baseadas em pesquisa. Acreditamos que nossa abordagem com base em pesquisa incorpora descobertas de pesquisas prévias e nossos próprios testes, habilitam os alunos a fazer conexões entre os fenômenos da vida real e a ciência básica, aprofundando a sua compreensão e apreciação do mundo físico.

Para ajudar os alunos a compreender conceitos visuais, as simulações PhET animam o que é invisível ao olho através do uso de gráficos e controles intuitivos, tais como clicar e arrastar a manipulação, controles deslizantes e botões de rádio. A fim de incentivar ainda mais a exploração quantitativa, as simulações também oferecem instrumentos de medição, incluindo réguas, cronômetros, voltímetros e termômetros. À medida que o usuário manipula essas ferramentas interativas, as respostas são imediatamente animadas, assim ilustrando efetivamente as relações de causa e efeito, bem como várias representações relacionadas (movimento dos objetos, gráficos, leitura de números, etc)

Para garantir a eficácia educacional e usabilidade, todas as simulações são exaustivamente testadas e avaliadas. Estes testes incluem entrevistas a alunos, além de utilização efetiva das simulações em uma variedade de configurações, incluindo palestras, trabalhos em grupo, temas de casa e trabalhos de laboratório. Nosso sistema de classificação indica que nível de teste foi completado em cada simulação."


Resolvemos criar um Painel em Gambas 3, para facilitar a utilização OFFLINE das Simulações PheT, baixamos e indexamos 105 simulações, todas em Português, neste painel que tem 7 abas, temos uma pequena screenshot (imagem) da simulação e para usá-la basta dar um clique na imagem ou simulação escolhida que ela será aberta em seguida.

Vejam as 7 telas do nosso painel, para navegar entre as abas dentro do programa, clique na aba que deseja abrir, na parte superior da tela.



 Aba 1 ou Tela 1 - 20 Simulações

Aba 2 ou Tela 2 - 20 Simulações

Aba 3 ou Tela 3 - 20 Simulações

Aba 4 ou Tela 4 - 20 Simulações

Aba 5 ou Tela 5 - 20 Simulações

Aba 6 ou Tela 6 - 5 Simulações

 Aba 7 ou Tela 7 - Créditos e Links 
O vídeo, abaixo, foi feito para apresentar o indexador que foi construído, emGambas3, com o intenção de facilitar e organizar a visualização e acesso as Simulações que são disponibilizadas no http://phet.colorado.edu ...



Todos os Créditos, Imagens, Logos e Direitos devem ser dados aos criadores da Simulações, que neste caso é:

Simulações PhET

Todas as simulações disponíveis em http://phet.colorado.edu são recursos educacionais abertos disponíveis sob licença Creative Commons Attribution (CC-BY).

É concedida permissão para usar, compartilhar ou redistribuir livremente as sims PhET sob a licença CC-BY. A seguinte atribuição é exigida:

PhET Interactive Simulations
University of Colorado Boulder
http://phet.colorado.edu

0 comentários:

Nova versão do JClic - Jogo Rio 2016

Saiu a nova versão do JClic, uma ferramenta de criação de jogos para serem criados por professores e alunos.


Sugestões: 

  1. Criem imagens, fotos, desenhos, com seus alunos, para a produção dos jogos;
  2. Enviem para a coordenação a produção para que possamos incorporá-las, se possível, na customização.
Nas imagens a seguir estamos criando vários jogos com a temática das Olimpíadas e Paralimpíadas .

Com o notebook atualizado, a partir de 25/04/2016, basta seguir a figura abaixo, para abrir o Jogo

O navegar será aberto e o Game começará, atenção, não precisa ter internet, basta dar um clique nas figuras ou títulos, da tela abaixo para começar a aprender um pouco mais sobre as Olímpiadas e Paralímpiadas.

Abaixo, você tem que associar o esporte ou modalidade ao seu respectivo nome, basta arrastar o nome e soltar em cima do esporte correto.

Abaixo, você tem um jogo da memória com os esportes ou modalidades, basta encontrar os pares.

Abaixo, encontre os 9 esportes escondidos.

Abaixo, você tem um quebra-cabeças em retângulo com um tabuleiro de 6 x 6 peças, basta arrastar as peças e colocar no lugar correto.

Abaixo, você tem um quebra-cabeças em retângulo com um tabuleiro de 4 x 4 peças, basta arrastar as peças e colocar no lugar correto.

Abaixo, você tem um quebra-cabeças em retângulo com um tabuleiro de 8 x 8 peças, basta arrastar as peças e colocar no lugar correto.

Abaixo, você tem um quebra-cabeças com cantos arredondados e um tabuleiro de 6 x 6 peças, basta arrastar as peças e colocar no lugar correto.

Abaixo, você tem um quebra-cabeças com cantos arredondados e um tabuleiro de 4 x 4 peças, basta arrastar as peças e colocar no lugar correto.

 Abaixo, você tem um quebra-cabeças com cantos arredondados e um tabuleiro de 8 x 8 peças, basta arrastar as peças e colocar no lugar correto.

Abaixo, você tem que associar o esporte ou modalidade, o diferencial é que neste caso, você vai associar os Pictogramas Paralímpicos de cada um dos esportes ao seu respectivo nome, basta arrastar o nome e soltar em cima do Pictograma correto.
Não sabe o que são Pictogramas Paralímpicos, clique aqui

Abaixo, você tem que associar o esporte ou modalidade, o diferencial é que neste caso, você vai associar os Pictogramas Olímpicos de cada um dos esportes ao seu respectivo nome, basta arrastar o nome e soltar em cima do Pictograma correto.
Não sabe o que são Pictogramas Olímpicosclique aqui

Abaixo, é só a continuação... Você tem que associar o esporte ou modalidade, o diferencial é que neste caso, você vai associar os Pictogramas Olímpicos de cada um dos esportes ao seu respectivo nome, basta arrastar o nome e soltar em cima do Pictograma correto.
Não sabe o que são Pictogramas Olímpicosclique aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática