Animando na Pré escola - Graça Taborda


Segue o relato do trabalho da implementadora: Graça Taborda com animação!!Vale conferir!!

Entre várias atividades, durante o ano de 2016, ressalto aqui o trabalho com animação, que explora novas possibilidades para o trabalho na área da informática educativa. Como nas outras escolas da rede, trabalhamos com o Sistema Operacional Linux/VRLivre.
O programa utilizado para o trabalho com animação foi o MUAN. Também foi necessário o Audacity para cortar as músicas que fizeram fundo nas mesmas, o Impress para a colocação dos créditos nas imagens que abriram ou fecharam as animações propriamente dita e o editor de vídeo, Avidemux para colocar o fundo musical.
Para a animação, além da criatividade, exploramos atenção, concentração, controle motor, a habilidade de trabalhar em grupo, mais envolvimento com tecnologia e criação. O trabalho começou com a apresentação para os mesmos de um recurso do aplicativo Gcompris, do nosso Linux Educacional/VRLivre, onde é permitido criar animação com os imagens constantes no aplicativo citado.
Por se tratar de crianças com a faixa etária de 5, 6 anos, pois trabalhei com os segundos períodos, apresentei as ferramentas aos poucos. Em outro encontro apresentei o recurso do programa que leva as figuras a se movimentarem sozinhas. Assim criaram vários animações.
Combinamos que faríamos uma animação utilizando a câmera fotográfica e os temas se basearam em projetos mais significativos que trabalharam durante o ano. Para que todos participem do trabalho em todas as fases combinei com as professoras que viriam quatro ou cinco de cada vez. Na sala com a turma toda dei uma explicação geral sobre o que faríamos. No laboratório com para os primeiros apresentei o trabalho no concreto. Uma ou duas crianças movimentam os objetos que serão animados, conforme o trabalho, pois quando eram muitos os objetos a serem movimentados, pedi que duas crianças o fizessem, enquanto outra fotografava. Eram de sete a dez fotos por criança. Após esta quantidade trocamos, quem fotografou,passou a movimentar e quem movimentou fotografou. Quando duas terminaram foram para a sala de aula e a professora enviou mais dois que ao chegar observou o trabalho dos colegas e em seguida colocou a mão na massa. Assim sendo, não precisei de explicar o tempo todo o trabalho e todos participaram. Uma das turmas que trabalhou com a preservação da natureza, fez o trabalho baseado no assunto. A história se passa em uma área com muitas “tartarugas” que passeiam. Existe uma estrada que passa pelo local e visando a preservação é sinalizada para que os motoristas tenham mais cautela. As crianças construíram as árvores, as placas de sinalização e o cenário. A História se chama: “O Passeio das Tartarugas” e foi construída pela turma da professora Elaine Sampaio, do 2º período, do 2º turno.

  



Para a turma da professora Raquel Rosa, que está muito interessada em leitura, inclusive com umas cinco crianças lendo, sugeri fazermos um trabalho com o alfabeto. O projeto que mais os entusiasmou foi “Regiões do Brasil” e a região preferida foi a do Nordeste. Unimos assim o conhecimento das letras e o forró nordestino e assim surgiu o “Forró das Letras.” 





queima de 48queima de 48queima de 48queima de 48queima de 48
queima de 48




Para saber mais!!! http://cirandinha-vr.blogspot.com.br/

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática