5ª Aula do Projeto de Robótica Educacional com Software e Hardware Livres - 16/05/2015



Projeto Sábado na Escola 2015

No sábado, dia 16 de maio, tivemos a 5ª aula do Projeto de Robótica Educacional com Software e Hardware Livres. 

A proposta visa oferecer um curso de 60 horas, sendo 30 horas presenciais divididas em oficinas e 30 horas à distância com atividades para o desenvolvimento dos alunos com uma mostra de trabalhos no final.

Aula 5 de 10, do Projeto de Robótica Educacional no Sábado na Escola, com a participação de 5 escolas de nossa rede, são elas: E.M. Tocantins, E.M. Paulo VI, E.M. Espírito Santo e E.M. João Paulo Pio de Abreu.

Tema da aula: Servo motor, potenciômetro e LEDs RGB.


Confiram as fotos deste dia!

E. M. João Pio de Abreu - LED RGB

E. M. João Pio de Abreu - LED RGB

E. M. João Pio de Abreu - LED RGB

E. M. João Pio de Abreu - Suporte Notebook

E. M. João Pio de Abreu - Marcia

E. M. João Pio de Abreu - Marcia

E. M. João Pio de Abreu - Marcia - Diretor Marcio e Sergio Graças

E. M. Tocantins - LED RGB

E. M. Tocantins - LED RGB

E. M. Tocantins - LED RGB

E. M. Tocantins - LED RGB

E. M. Espirito Santo - Suporte Notebook
E. M. Espirito Santo - Suporte Notebook


Aula 5 de 10, do Projeto de Oficinas Práticas no Sábado na Escola, com a participação da escola: E.M. Maria Rosa Rodrigues

Tema da aula: Orçamento Doméstico


E. M. Maria Rosa - Orçamento Domestico



0 comentários:

Sobre Planejamento, Relatório/Portfólio, jornal, Áudio e Frequência


Alguns implementadores estão enviando materiais fora da proposta solicitada e vários arquivos foram excluídos. Sempre que for necessário, estaremos atualizando os modelos dos arquivos propostos. No nosso portal http://iaesmevr.net , tem a área do Departamento Pedagógico com os modelos de arquivos solicitados, sugestão de Conteúdo Mínimo, organização dos laboratórios e orientações. 
Estejam  atentos às orientações abaixo dos seguintes aspectos:

  • Planejamento:
    • Observem que todos os planejamentos , inclusive jornal e áudio estão no mesmo arquivo.ods
    • Existe um arquivo único por implementador, que deverá conter todos os anos de escolaridade, projeto de Jornal e Rádio. Confiram na lista de arquivos enviados, se o seu está correto. Segue um exemplo correto de arquivo!   Formato_padrão de salvar arquivo! 2015_2trim_planejamento_jesus_menino_efigenia.ods

  • O Jornal e Áudio deverão ser projetos permanentes na escola (Laboratório), cabendo ao implementador definir quais alunos e/ou turma participarão do projeto em determinado tempo. A ideia é oportunizar os alunos neste trabalho de linguagem oral e escrita. Um por trimestre, pelo menos! O Jornal Escolar deverá constar a identificação da escola, implementador, alunos, formatação adequada, material produzido pelos alunos, notícias relevantes para a comunidade escolar, projetos e etc.
  • A Planilha de Frequência serve para que o implementador faça o registro das aulas e frequência dos alunos. Serve para apresentar na escola o registro do trabalho. Só enviar , quando solicitado.
  • O Relatório/Portfólio Trimestral deverá ser entregue ao final de cada trimestre, conforme orientação, contendo uma síntese do trabalho ou projeto desenvolvido no laboratório durante o período. Vale ressaltar que o relatório/portfólio está substituindo o registo no portal da área dia a dia dos laboratórios! Estamos disponibilizando uma sugestão de modelo_scribus, que poderá ser melhorado, modificado para que tenha um layout "bonito" e com informações necessárias: Identificação, Fotos, logo do projeto, imagens, título, escola, data, introdução, corpo e conclusão... Segue abaixo um relatório recebido, fora do modelo proposto.


Segue abaixo relato/portfólio do trabalho com identificação, escola, imagens, introdução, conteúdo, conclusão e formatado. 
http://www.calameo.com/read/0014654878467229e5d65 

http://www.calameo.com/read/001926498b37cdc472845


0 comentários:

Saiu a 1ª Edição da Rádio Amazonas 2015 - Podcast na Educação.




Saiu a 1ª edição da Rádio Amazonas de 2015!
Este ano quem faz a rádio são as turmas de 3º ano.
Parabéns aos alunos das turmas 301, 302 e 303.

0 comentários:

4ª AULA DO PROJETO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL COM SOFTWARE E HARDWARE LIVRES - 09/05/2015





Projeto Sábado na Escola 2015

No sábado, dia 09 de maio, tivemos a 4ª aula do Projeto de Robótica Educacional com Software e Hardware Livres. 

A proposta visa oferecer um curso de 60 horas, sendo 30 horas presenciais divididas em oficinas e 30 horas à distância com atividades para o desenvolvimento dos alunos com uma mostra de trabalhos no final.

Aula 4 de 10, do Projeto de Robótica Educacional no Sábado na Escola, com a participação de 5 escolas de nossa rede, são elas: E.M. Tocantins, E.M. Paulo VI, E.M. Espírito Santo e E.M. João Paulo Pio de Abreu.


Aula 04 - Leds, Potenciômetro e Teclado


Acompanhem alguns destes momentos! 
E.M Espírito Santo 

E.M Espírito Santo - usando potenciômetro 

E.M. Paulo VI 

E.M. Paulo VI - surpresa da 4ª aula - Aluno Matheus no período d recesso realizou sozinho m casa. 

E.M. João Pio 

E.M. João Pio 

E.M. Tocantins - Sergio Graças faz apresentação da integração Arduino com Android para controlar leds. 

E.M. Tocantins 

E.M. Tocantins 

E.M. Tocantins 

E.M. Tocantins 

E.M. Tocantins 

E.M. Tocantins 

E.M. Tocantins 

0 comentários:

Entrega dos relatórios 1º Trimestre urgente!!!



Está se aproximando o prazo final para a entrega do relatório trimestral do trabalho desenvolvido nos laboratórios.  
Estamos propondo um relatório trimestral com a(s) atividade(s) desenvolvida(s) no laboratório de informática e ou melhor projeto que foi realizado.
Como proposta sugerimos que vocês leiam os relatos já entregues para que possam ter um parâmetro do que deverá constar e como:


XADREZ PEDAGÓGICO
3 anos atrás

  1. Leitura e análise dos relatos;
  2. Faça o download da pasta com arquivo de sugestão de modelo. Poderá e deverá ser modificado conforme sua criatividade para melhor!!! sugestao_relatorio_scribus.zip
  3. Estrutura:
    1. Nome da Escola, implementador, título, data;
    2. Introdução sobre a escola,  e o trabalho/projeto desenvolvido;
    3. Você poderá fazer uma síntese do trabalho ou escrever a melhor experiência mais detalhado.
    4. No final deverá conter um minicurrículo do implementador conforme os modelos lidos;
    5. Utilizem imagem de alta resolução;
    6. Dentro da pasta com sugestão de modelo existem as imagens usadas no Projeto IAESMEVR - VRlivre;
    7. Utilizem uma foto da escola e do laboratório para que o registro fique bem identificado;
  4. Envio do arquivo, formato padrão: 2015_1trim_relatorio_escola_implementador.pdf 


Os implementadores novatos que não sabem usar o scribus, poderá fazer no LibreOffice Impress usando  formatar página - retrato e seguindo a proposta do modelo.

0 comentários:

Aula 4 - Projeto Sábado na Escola - Oficinas Práticas - E. M. Profª Maria Rosa Rodrigues

Projeto Sábado na Escola

Oficinas Práticas

E. M. Profª Maria Rosa Rodrigues

Relatório Sabado na Escola
Escola Professora Maria Rosa Rodrigues
Aula 4 - 09-05-15

Implementadora: Catiene Ramos Oliveira Fernandes

Alunos presentes Turma 18
Alunos presentes Turma 2: 15

No inicio da aula das 8h, falamos sobre o que é e para que serve um cartaz. Falamos também sobre como criar um cartaz e sobre a importância de se ter um objetivo ao se criar um cartaz e sobre o que fazê-lo, portanto após isto os alunos assistiram a 2 pequenos filmes. Um dos filmes falava sobre poluição dos rios e o outro sobre dicas de como economizar água.
Após o vídeo os alunos iniciaram o trabalho acessando o LibreOffice Writer. Os alunos salvaram os documentos e iniciaram as formatações da página e bordas. Os alunos entenderam como utilizar o FontWork no seu documento, o formataram, modificando a cor, o tamanhanho e arrastando pelo documento para que ficasse o melhor possível. Por último os alunos inseriram figuras previamente disponibilizadas na pasta de aulas. Os alunos escreveram os textos, previamente foi informado sua estrutura, sobre o tema água, sua importância preservação e economia. Posteriormente será montado um mural com os cartazes realizados pelos alunos, para conscientização dos alunos e toda a comunidade escolar sobre a importância da preservação e não disperdício da água.Os alunos desta turma não tiveram dificuldade em realizar o trabalho proposto.
Segue alguns trabalhos realizados pelos alunos:


Pedro Veiga - 7º ano

Alice _ 7º ano

No início da aula das 10h, falamos sobre o que é e os objetivos do cartaz. Falamos também sobre como criar um cartaz. Foi falado também sobre a importância de se ter um objetivo ao se criar um cartaz e sobre o que fazê-lo, e assim após isto os alunos assistiram a 2 pequenos filmes. Um dos filmes falava sobre poluição dos rios e o outro sobre dicas de como economizar água.Refletimos por um breve momento sobre os vídeos, para que os alunos pudessem realizar os cartazes.
Após o vídeo os alunos iniciaram o trabalho acessando o LibreOffice Writer. Os alunos salvaram os documentos e iniciaram as formatações da página e bordas. Os alunos entenderam como utilizar o FontWork no seu documento, o formataram, modificando a cor, o tamanhanho e arrastando pelo documento para que ficasse o melhor possível. Os alunos escreveram os textos, previamente foi informado sua estrutura, sobre o tema água, sua importância preservação e economia. Por último os alunos inseriram figuras previamente disponibilizadas na pasta de aulas.
Posteriormente será montado um mural com os cartazes realizados pelos alunos, para conscientização dos alunos e toda a comunidade escolar sobre a importância da preservação e não disperdício da água.A maioria dos alunos desta turma são de 6 ano, portanto demonstraram um pouco mais de dificuldade ao criar os textos e o cartaz, porém o auxílio de outros colegas e da professora ajudaram estes alunos com mais dificuldades a saná-las. Todos concluiram a atividade.
Segue alguns trabalhos realizados pelos alunos:




Ana Paula Tavares

Luana Nelis


Ana Clara Oliveira