Aula1 - 21/03/2015 - Projeto de Robótica Educacional no Sábado na Escola


Projeto Sábado na Escola 2015
Neste sábado dia 21 de março começou o Projeto de Robótica Educacional com Software e Hardware Livres. A proposta visa oferecer um curso de 60 horas, sendo 30 horas presenciais divididas em oficinas e 30 horas à distância com atividades para o desenvolvimento dos alunos com uma mostra de trabalhos no final.
Aula 1 de 10, do Projeto de Robótica Educacional no Sábado na Escola, com a participação de 5 escolas de nossa rede, são elas: E.M. Tocantins, E.M. Paulo VI, E.M. Espírito Santo e E.M. João Paulo Pio de Abreu.
Além dessas escolas, ainda teremos a E.M. Maria Rosa Rodrigues iniciando o Sábado na Escola com 10 Oficinas práticas no laboratório de informática.
A coordenação estará visitando as escolas semanalmente!
Acompanhem via portal o Projeto!

Segue vídeo desse dia!


Segue alguns desses momentos:


Implementadora Michelle Rezende - E.M. Paulo VI - Reunião de pais
Implementadora Michelle Rezende - E.M. Paulo VI - Reunião de pais
Implementadora Michelle Rezende - E.M. Paulo VI - Reunião de pais
Implementadora Michelle Rezende - E.M. Paulo VI - Reunião de pais
Implementadora Marcia - E.M. João Paulo Pio de Abreu - Reunião de pais e divisão dos grupos
Implementador Marcio - E.M. Tocantins
Implementadora Elaine - E.M. Espírito Santo - Reunião de pais e divisão dos grupos
Implementadora Elaine - E.M. Espírito Santo - Giany Abreu
Coordenadora Giany Abreu
Implementadora Elaine - E.M. Espírito Santo - Reunião de pais e divisão dos grupos
Implementadora Catiene - E.M. Maria Rosa - Oficina Sistema Operacional
Implementadora Catiene - E.M. Maria Rosa - Oficina Sistema Operacional

0 comentários:

Debate sobre o uso de Software Livre

Estivemos em 2013, participando de uma Mesa Redonda sobre Software Livre com o Cadunico e Carlos do SERPRO, com transmissão ao vivo. Este vídeo está disponível pela UFFTUBE e você pode conferir a apresentação da Coordenação neste evento.
Nossa participação começa aos 45min de vídeo. Conheçam o relato sobre o trabalho.


A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia convida para a “Semana Municipal de Inclusão Digital”, que acontecerá na cidade de Niterói, entre os dias 25 e 28 de junho.

A abertura da Semana será realizada no dia 25 de junho, Dia Municipal de Inclusão Digital, no Auditório do Instituto de Geociências (UFF), situado no Campus da Praia Vermelha – Boa Viagem – Niterói, às 9 horas. Na ocasião, contaremos com a presença do Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia apresentando o Programa “Niterói Digital”, além de palestrantes que abordarão o tema “Inclusão Digital”.

A Semana tem como objetivo fortalecer a ideia de que o acesso ao computador, o uso da Internet e o domínio das ferramentas tecnológicas constituem um direito de todos e uma privilegiada forma de acesso ao mundo globalizado.

Veja a programação no material abaixo:




0 comentários:

Hackerspace III - Sábado na Escola 14 de março de 2015



Para a Robótica Livre no Projeto "Sábado na Escola" e no Projeto Piloto "Robótica Livre na Escola Integral", preparamos três encontros. No dia 14 de março no laboratório da SME foi o terceiro encontro para auxiliarmos os profissionais que atuarão nos Projetos 2015.

Criamos um makerspace ou o também conhecido hackerspace . Através desta proposta os implementadores puderam socializar dúvidas e certezas sobre a realização do Projeto, experimentaram, colocaram mão na massa realizaram ligações eletrônicas, digitaram a programação, conheceram os materiais...

Foi uma manhã agradável e de muito aprendizado!

Segundo a Wikipedia,
"Um hackerspace ou hackspace (de Hacker e Espaço) (também conhecido como hacklab, makerspace ou creative space) é um local real (em oposição ao virtual) com o formato de um laboratório comunitário que segue a ética hacker, tendo espírito agregador, convergente e inspirador. Nele, pessoas com interesses em comum, normalmente em ciênciatecnologiaarte digita lou eletronica podem se encontrar, socializar e colaborar. Um hackerspace pode ser visto como um laboratório comunitário, uma oficina ou um estúdio onde pessoas de diversas áreas podem trocar conhecimento e experiência para construir algo juntos.


Muitos hackerspaces colaboram na divulgação e no desenvolvimento desoftware livreopen hardware e mídia alternativa e podem ser encontrados eminfoshopscentros sociais e espaços comunitários."

Roteiro:
Desafios do dia:
Acendimento do led com potenciômetro:
  1. controle de brilho;
  2. controle do tempo;
  3. 8 leds 
  4. Interação  via teclado;
  5. RGB

Vejam algumas partes deste encontro!!!

Implementadores: Michelle, Márcia, Elaine, Marcio, Carol e Catiene.



Michelle - E.M Paulo VI e Catiene - E.M. Maria Rosa

Marcio- E.M. Tocantins e Elaine E.M Espírito Santo


0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática