Acaba de sair a premiação!! Parabéns Sergio e João Paulo

Estamos felizes pelo 1 lugar! 



Parabéns!!! Volta Redonda foi premiada! 


https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=T2xUVMDU4SQ











Oficina realizada na madrugada - Sergio Graças e Joao Paulo

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Modelo de planejamento 2015



Estamos em momento de planejarmos nossas ações para 2015. 
Estejam atentos ao modelo obrigatório, conforme solicitação do Departamento Pedagógico, para a criação do PLANEJAMENTO IAESMEVR 2015.


Para auxiliar segue abaixo os modelos:
  1. planejamento;
  2. planilha de frequência;
  3. Orientações 2015.


O compromisso e dedicação dos implementadores 

garantem o sucesso coletivo do trabalho! 


Os projetos jornal e áudio deverão acontecer 

permanentemente na escola.
  • Criem um arquivo por escola/implementador com todas as turmas e não um arquivo para cada ano de escolaridade observem o modelo;
  • Nomeie a pasta e todos os arquivos no formato padrão . Ex.: 2015_1bim_planejamento_escola_implementador.ods;
  • Os arquivos deverão ser feitos em formato aberto. Ex.:odt,odp,ods ou pdf.
  • O planejamento dos Anos escolares devem priorizar o desenvolvimento dos diversos conteúdos de informática;
  • Cada Ano de escolaridade deverá apresentar conteúdos diferentes e seu aprofundamento. Ex: Projeto Água atividades diversas e não a escola toda fazendo as mesmas atividades/conteúdos;
  • Verificar se os objetivos propostos no bimestre são aplicados no cronograma. Ex.: Objetivo:Trabalhar com vários recursos do Impress, porém no cronograma de 10 aulas apresenta apenas uma ou duas aulas com a utilização do Impress;
  • O planejamento é ferramenta de organização do trabalho do implementador, porém dentro das orientações do Projeto.

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CPBR8 - Participem de 3 a 8 de fevereiro!

Temos ate domingo para participarmos da Campus Party 2015. O Evento com transmisso ao vivo das palestras. Vale conferir!


Segue uma sugestao!



Assim como a viagem Da Terra à Lua, a Campus Party Brasil é repleta de teorias, ideias, curiosidades, descobertas, inovações e conhecimentos. Esse universo é compartilhado com os milhares de participantes que podem debater, vivenciar e aprimorar experiências. Por meio de mentes brilhantes, os conteúdos da Campus Party estimulam discussões e reflexões que promovem o desenvolvimento de jovens talentos e de ideias que também vão impulsionar o crescimento do país.



 Palco Terra


Palco Terra

Da Terra à Lua serviu como inspiração para os nosso cenários. E quem melhor que o nosso planeta para ser palco das principais atrações? No palco Terra poderemos ver as estrelas da Campus Party 2015 a olho nu. Palestrantes ...
Palco Lua


Palco Lua

Nossa inspiração “Da Terra à Lua” chegou ao empreendedorismo. Como sabem, na edição de 2015, mais uma vez um dos temas principais do evento será o empreendedorismo digital. E achamos que os ...
Palco Júpiter


Palco Júpiter

Este palco compartilha o nome do quinto planeta do sistema solar, o maior em tamanho e do Deus supremo e criador do Universo. Com ele, nossos campuseiros mais inovadores serão capazes de criar seus próprios universos a partir ...

Palco Vênus


Palco Vênus

O nome do segundo planeta do sistema solar se associa com a Deusa da beleza e da fertilidade. Esses dois conceitos são alguns dos principais objetivos dos participantes deste palco, sempre em busca do projeto perfeito, capaz ...
Palco Marte


Palco Marte

Marte era o Deus da guerra, como bem representa a cor vermelha do quarto planeta do sistema solar; mas também se associava à juventude. Essa mistura de entusiasmo e competitividade é um reflexo perfeito...
Palco Saturno


Palco Saturno

O sexto planeta do sistema solar toma seu nome do deus romano da agricultura e das colheitas e associava-se com as épocas douradas. O empreendedorismo encontra-se agora em um desses momentos de auge, e na Campus Party

Palco Netuno


Palco Netuno

O nome do oitavo planeta tem origem no deus das águas e dos mares. Da mesma maneira que ele sabia lidar com as marés, os participantes desse palco enfrentarão, sem problemas, as turbulentas águas da cibersegura ...
Palco Mercúrio


Palco Mercúrio

O primeiro planeta do sistema solar toma o seu nome do mensageiro dos deuses. Na Campus Party, substituímos suas típicas sandálias aladas pelo imediatismo das redes sociais, mas com o mesmo propósito: construir ...
Palco Urano


Palco Urano

No palco que se denomina como o sétimo planeta do sistema solar e como “o Deus Romano do céu”, debateremos temas relacionados ao Software Livre. Muitos debates associados a independência e a originilidade estarão ...

Palco Sol


Palco Sol

No espaço dedicado ao nosso astro maior, abordaremos toda as novidades que envolvem o céu, incluindo algumas atividades da celebração do aniversário do livro “Da Terra à Lua”, e conheceremos alguns dos principais ...
Palco Cross Space


Palco Cross Space

Através de debates, mesas, warm ups, hackathons e apresentações diversas, os campuseros terão a possibilidade de trocar experiências e conhecimentos variados com pessoas que compartilham dos ...
Palco Statup Makers Camp


Palco Statup Makers Camp

O grande sucesso da edição de 2014 está de volta! Em sua terceira edição no Brasil, o projeto terá duração de quatro dias e selecionará 200 startups, que participarão de uma área de exposição, atividades de mentoria ...

Palco Workshop 1


Palco Workshop 1

A nossa ideia foi: Como aprender de maneira prática a trabalhar com as novas tecnologias? Como montar o seu próprio equipamento geek? Nós consideramos que a prática é tão importante quanto a teoria, por isso estamos preparando ...
Palco Workshop 2


Palco Workshop 2

A nossa ideia foi: Como aprender de maneira prática a trabalhar com as novas tecnologias? Como montar o seu próprio equipamento geek? Nós consideramos que a prática é tão importante quanto a teoria, por isso estamos preparando ...
Palco Workshop 3


Palco Workshop 3

A nossa ideia foi: Como aprender de maneira prática a trabalhar com as novas tecnologias? Como montar o seu próprio equipamento geek? Nós consideramos que a prática é tão importante quanto a teoria, por isso estamos preparando ...

Workshops Startup & Makers Camp


Workshops Startup & Makers Camp

O grande sucesso da edição de 2014 está de volta! Em sua terceira edição no Brasil, o projeto terá duração de quatro dias e selecionará 200 startups, que participarão de uma área de exposição, atividades de mentoria ...
Programação das Comunidades


Programação das Comunidades

A Campus Patry Brasil abriu um espaço para as comunidades elaborarem uma grade com programação própria distribuindo as atividades de forma que seja diversa e contemple temas diferentes ...
Open Campus - Aulas Sebrae


Open Campus - Aulas Sebrae

Um grande e parceiro de longa data da Campus Party Brasil, o Sebrae também estará presente na Open Campus com cursos gratuitos para o público em geral sobre empreendedorismo, marketing digital e muitos outros temas ...

Open Campus - Campus Future


Open Campus - Campus Future

Espaço com projetos acadêmicos de todo o país que estão sendo desenvolvidos nos centros de pesquisa e salas de aula por alunos de graduação e mestrado. A mostra de projetos funcionará de maneira interativa, com espaço para que os  ...
Open Campus - Campus Experience


Open Campus - Campus Experience

Novidades é que não faltam na Campus Party Brasil 2015! Nessa oitava edição vamos contar com “pilulas” de conhecimento com algumas palestras e oficinas de temas do evento. Nesse espaço, dentro da Open Campus, também contaremos com ...
Open Campus - Inclusão digital


Open Campus - Inclusão digital

A área de Inclusão digital estará aberta para o público interessado em iniciar seus estudos em programação de computadores. Durante esse período, a entrada será livre e o desenvolvimento das atividades será independente para cada participante ...

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Sergio Graças na Campus Party 2015



Este ano Sergio Graças 
, juntamente com seu amigo Joao Paulo,  levaram para a Campus Party -

"CPBR8 - Construa seu robô reaproveitando materiais"
Vale conferir!

"Nessa palestra além de falarmos e mostrarmos, o passo a passo, as dificuldades encontradas na construção de um robô, reaproveitando materiais que você pode ter em casa, tais como carcaças de impressoras, acrílico, teclados, caixinhas de som, monitores, CPUs, madeira, parafusos e todo tipo de material que você possa imaginar... estaremos mostrando o resultado final desse trabalho, que é um robô de um metro é meio (150cm) funcionando, onde teremos luzes, servos motores, voz embutida, motores de limpador de parabrisa, pontes H, que poderá ou não ser controlado por wifi, controle de playstation2, controle remoto sem fio, celular android, etc..."

http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2015/talk/construa-seu-robo-reaproveitando-materiais-cpbr8/ 

Palestrantes:


Sergio Graças - Trabalha a 14 anos na Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, onde é Coordenador/Técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal onde é o responsável Técnico pelo Projeto de Informática Aplicada à Educação - VRlivre, Mantenedor da Customização Liberdade, Administrador do Portal dos Implementadores, idealizador/organizador da Maratona de Software Livre de Volta Redonda (já estamos na 6ª edição), idealizador do blog do Técnico Linux, um dos idealizadores e colaborador do blog dos IAESMEVR, Colaborador do MEC/FNDE ministrando capacitações sobre o Linux Educacional 3, 4 e 5, amante do Software e Hardware Livres. http://tecnicolinux.blogspot.com


João Paulo Coelho Alves Sineiro - Técnico Metalúrgico de Volta Redonda, trabalha com suporte e manutenção de computadores a mais de 10 anos, trabalhando com Papercraft há 4 anos como Hobby e a 1 ano produzindo trabalhos sob encomenda para Colsplayers e fãs de cultura POP, iniciando o trabalho com Robótica Livre, a partir da Campus Party 2014, tem como meta atual terminar a construção do Robô Jhonny 5, que será apresentado na Campus Party 2015.


http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2015/talk/construa-seu-robo-reaproveitando-materiais-cpbr8/ 




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Artigo sobre TuxMath - Michelle Rezende


Nossa implementadora Michele Rezende com mais um artigo na Sempreupdate
mostrando o software TuxMath . Vale conferir!!!

Aprenda Matemática brincando com TuxMath

Artigo
Artigos
Educação
Jogos
fev 3, 2015
3 57




TuxMath é um software educacional open source super divertido que permite a aprendizagem da tão temida matemática de forma lúdica e interativa.

O objetivo do jogo na verdade é uma missão, onde quem está jogando terá de tentar salvar os iglus e seus pinguins da queda de cometas, claro, se conseguir resolver as operações matemáticas que acompanham cada cometa. Observem:



De acordo com que o cometa cai, o jogador deverá resolver a operação, digitar a resposta e apertar a tecla enter.

Um laser será lançado em direção ao cometa, que será eliminado caso a resposta esteja correta.

Uma curiosidade: A primeira versão interna do jogo foi lançada por seu desenvolvedor inicial, Bill Kendrick, em setembro de 2001, dias antes dos ataques de 11 de setembro de 2001. Ficou decidido que as imagens de prédios explodindo já não eram adequadas (suas primeiras versões usavam imagens de cidades ilustradas por prédios).

Mas, antes de continuar apresentando este simpático software, compartilharei neste artigo um pouquinho da experiência com alunos do 3º Ano de Escolaridade na instituição que leciono utilizando TuxMath na melhoria da aprendizagem, especificamente em multiplicação.

Procurando mais uma vez auxiliar professores da escola com conteúdos das aulas regulares, apresentei aos alunos em uma de suas aulas no laboratório o TuxMath.

Mas antes, para iniciar o assunto em questão, conversei com eles, logo na primeira aula, sobre a utilidade da matemática em nossa vida. Foi um bate papo super descontraído, onde percebi que a vivência deles em relação, principalmente ao uso do dinheiro, era tamanha.

Após, apresentei rapidamente algumas imagens usando um projetor para ilustrar a utilidade e a importância da matemática desde os primórdios da civilização até os dias atuais.



Para apresentar o software, lancei o desafio, que na verdade é a missão do jogo, como já foi citado. Entusiasmados, os alunos logo localizaram e abriram o mesmo. De início, praticaram apenas operações de soma, para se familiarizarem com o software. Deixei com que eles escolhessem a opção desejada. Vejam:





Combinamos que nas próximas aulas, o foco seria realizar operações de multiplicação por 3,pois era o que estava sendo ensinado aos alunos no momento. Selecionando a opção em destaque na imagem abaixo, os alunos praticaram especificamente estas operações – múltiplos de 3.



Ao final do aprendizado, realizamos um campeonato de tabuada no próprio software, valendo pirulito para os 3 primeiros colocados e balas para os demais. Eles adoraram, além da professora da turma, que ficou satisfeita em observar os resultados positivos após essa parceria.



Além das operações de soma, subtração, multiplicação e divisão, TuxMath oferece a possibilidade de aprender brincando a digitação de números, positivos e negativos e até frações.

No site oficial você encontra outras informações, além de poder realizar o download.

Referências Bibliográficas:

Wikipedia

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