Robótica Aula 4 - 29/08/2015 - Leds, potenciômetro e teclado

Relatório Robótica Aula 4 - 29/08/2015 - Leds, potenciômetro e teclado


E.M. Paulo VIImplementadora: Michelle Rezende
Nº de alunos presentes: 12

A quarta aula começou com os alunos conhecendo o primeiro desafio desta: controlar a intensidade do brilho do led utilizando o potenciômetro. Na verdade, eles apenas relembraram este aprendizado, pois, na aula anterior, realizaram tal desafio com êxito.

 

Conferimos os componentes um a um, além da programação necessária para este desafio:


O grupo 4 foi o último a conseguir realizar a tarefa. Tudo porque as "perninhas" dos leds estavam trocadas. Conversamos a respeito, e aproveitamos o momento para tirar outras dúvidas, principalmente a respeito do GND e 5V.


O segundo desafio foi controlar três leds utilizando o teclado. Ou seja: de acordo com uma programação, os três leds acenderiam da seguinte forma:

Led 1: digitando a tecla g

Led 2: digitando a tecla H

Led 3: digitando a tecla j

Para apagá-los, bastaria digitar a tecla d




Enquanto isso com os monitores...

Levi, um dos monitores desta fase, desmontou uma impressora doada em nossa campanha de arrecadação de lixo eletrônico. Jair (à direita) observava com atenção, além de auxiliar Levi. Contou-nos que em casa gosta muito de desmontar as coisas.


Já Matheus Lacerda (à direita) auxiliou Wilgner (à esquerda) a refazer seu circuito treeway (tarefa de casa da aula 2).

 

Já no final da aula, os alunos conheceram o mão na massa da semana: construir um suporte para notebook utilizando canos de pvc. Devido ao sucesso de nossa campanha de arrecadação, conseguimos muitos coolers de computador, essencial para esta tarefa. Cada aluno praticamente fará sozinho seu suporte! Esperamos que na próxima aula todos realizem esta tarefa, pois material não falta!

Última atualização: segunda, 31 Ago 2015, 20:08



 Escola Municipal Dr. João Paulo Pio de Abreu

Robótica Educacional - 2015 - turma 2

IAE: Márcia Simone Alves

Relatório aula 4 - 29/08/2015

Total de alunos 17


Nossa aula foi iniciada com o recolhimento do material adquirido com o "mão na massa"
Apesar de tudo ter ficado organizado na aula anterior, não houve suceso com o recolhimento de materiais na escola, pois a campanha não foi feita conforme combinamos.
Porém, os próprios alunos conseguiram arrecadar em casa um número significativo de material.

Iniciamos com o controle de piscadas do led com potenciômetro.
Os alunos entenderam que a velocidade de piscadas do led estava sendo controlada pelo Potenciômetro.
 1
2

Em seguida, apesar de termos feito na aula passada, fizemos novamente a barra de leds controlada pelo potenciômetro. A maioria dos alunos lembrou do que fizemos na aula anterior e conseguiu ligar sem problemas.

barra 

Partimos para o controle de acendimento do led com o teclado.
Primeiro a ligação física
teclado

Depois a compreensão do código
 9

Os alunos compreenderam o significado das diferentes funções que apareceram no código.


Um desafio foi lançado... "Como digitar as letras correspondentes para o acendimento dos leds ? No código?
Os alunos de pronto responderam que no código não poderia ser. A partir desda conclusão, mostrei e expliquei a função do Monitor Serial.
Os alunos, depois de tal compreensão "brincaram" com as letras e ainda modificaram as letras do código e o delay, demonstrando total entendimento!
Como nos restou algum tempo, começamos a desmontar o que os alunos conseguiram de "lixo eletrônico" e a guardar o que nos serviria.

 sucatas
sucata2
Ao final, conversamos sobre o mão na massa... alguns materiais foram distribuídos para que os alunos conseguissem realizar a tarefa, que terá tempo mais que suficiente para ser realizada, afinal só teremos aula no dia 12/09.
O mão na massa será um suporte de notebook feito de canos PVC.

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática