Orientações para os implementadores sobre o planejamento


Após visitas e leitura dos planejamentos estamos disponibilizando dois exemplos para que os implementadores comparem com seu planejamento e faça as devidas correções para o terceiro bimestre.
  • O planejamento dos Anos Escolares devem conter os objetivos e conteúdos de informática (software ou ferramentas dos softwares), porém a integração com as disciplinas e/ou projetos devem estar presentes;
  • Cada Ano de escolaridade deverá apresentar conteúdos diferentes de informática e/ou seu aprofundamento (ferramentas dos softwares). Ex: Projeto Primavera atividades diversas e não a escola toda fazendo as mesmas atividades/conteúdos ( Tuxpaint/ Impress). O ideal é diversificar o trabalho nas turmas ou ano de escolaridade.
    • turma A - animação;
    • turma B - vídeo;
    • turma C - áudio;
    • turma D - Scratch - animação, jogos;
    • turma E - folder/jornal;
    • turma F - Criação de jogos - JClic;
    • turma G - HTML;
    • turma H - .....;
  • Otimizar o tempo das aulas, verificando se os objetivos e os conteúdos propostos de informática (ferramentas dos softwares), no bimestre , são aplicados no cronograma das aulas. Ex.: Objetivo: "Trabalhar com vários recursos do Scribus", porém no cronograma de 10 aulas apresentam apenas uma ou duas aulas com a utilização do Scribus" -  Texto retirado de um planejamento. Quais seriam os vários recursos do Scribus?
  • Os conteúdos mínimos propostos, servem como referência para os implementadores; 
  • O planejamento é ferramenta de organização do trabalho do implementador, quanto melhor planejado, melhor será o resultado!
  • Seguir as orientações do Projeto IAESMEVR.


Vejam os exemplos abaixo. 

Planejamento A

 Ao final das 8 aulas teremos um produto final, ou seja um programa completo! Vale ressaltar que é um planejamento da Educação Infantil!



Planejamento B



Ao final das 8 aulas, teremos um produto final, ou seja um jornal feito no Scribus!





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