O uso racional da água!

Muitos professores estão com projeto sobre a água...
Saiu no site da PMVR

Saae-VR reforça necessidade de uso consciente da água

         A direção do Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda) contabilizou os dados da campanha para o uso consciente da água feita pela autarquia - diante da crise hídrica enfrentada pela região Sudeste - e os números apontam a necessidade que a população reforce as ações para economia de água, já que meta estabelecida pela campanha era de chegar até a 30% de redução no consumo.

         “Em relação aos dados mesmo período no ano passado, a redução do consumo total na cidade em janeiro de 2015 foi de 14,7%, ou seja, abaixo do que poderíamos ter economizado. Na comparação entre janeiro e fevereiro de 2015, a redução foi de 11,16%, também abaixo da meta estipulada”, afirmou o diretor executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC, ressaltando que o período crítico, de estiagem, ainda não começou. “De um modo geral, em toda a região Sudeste os reservatórios estão com um nível muito baixo para enfrentar o período de estiagem, o que nos causa alguma preocupação. Por isso, é preciso que as pessoas sejam ainda mais conscientes na utilização que estão fazendo da água, procurando não só economizar, mas também - na medida do possível - fazer o reuso da água, que está se tornando um bem cada vez mais escasso”.

CAMPANHA – A campanha realizada pelo Saae-VR para o consumo consciente de água – “O desperdício pode ser a gota d’água” - engloba várias ações, como entrega de panfletos informativos nos principais pontos comerciais da cidade e envio deste material junto à conta de água, colocação de outdoors, mensagem na conta de água e contracheques da PMVR, distribuição de material informativo e palestras nas escolas.

         Outras ações foram tomadas diretamente pelo Saae-VR, como automação do sistema de distribuição, substituições de redes críticas, aquisição de aparelhos de última geração para monitoramento de pressão e detecção de vazamentos, avaliações e instalações de novos registros em pontos estratégicos, minimizando a perda na rede de distribuição. Mais uma medida tomada pela autarquia, que entra em vigor a partir de abril, é a utilização de água de reuso para limpeza de ruas, calçadas, quadras, jardins, canteiros e feiras. A ação deve resultar em uma economia de 1 milhão de metros cúbicos de água por mês.

A autarquia também está fazendo estudos para a implantação de um sistema de captação flutuante no Rio Paraíba do Sul, além de realizar testes com uma Estação de Tratamento de Água (ETA) Modular para utilização como sistema alternativo de abastecimento na Fazenda do Ingá.


AÇÕES – A Prefeitura Municipal de Volta Redonda tomou outras medidas para a economia de água, como o lançamento de dois decretos do prefeito Antônio Francisco Neto, um colocando uma meta de redução de 30% de consumo de água nos próprios municipais, e outro determinando que novas construções com área acima de 900m² tenham sistemas de captação de água da chuva, água do ar condicionado, etc.

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática