Planejar pra quê?

Vivemos num mundo, digital, virtual, ciberespaço, redes sociais, cheio de informações... Mais do que nunca a escola precisa ser um espaço privilegiado para que os nossos alunos sejam cidadãos no sentido pleno da palavra.

Como conseguir cumprir este papel se não tivermos consciência da importância do nosso trabalho?

"O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes" - PETER DRUCKER.

O planejamento evita improviso, perder o foco, andar em círculos...

Segundo Paulo Freire "educar é um ato político" ....

O que significa esta frase?

Ter consciência de suas ações, autonomia do pensar, ser sujeito de sua própria história, ser professor educador, educador...

Como ter consciência deste ato político citado por Paulo Freire?

"Se não sei onde quero chegar...Qualquer caminho serve".
  • O que eu quero fazer (ensinar) para meu aluno? 
  • Por que quero ensinar determinado conteúdo ?
  • Para quê serve?  
Depois de responder a estas perguntas, segue outras três..
  • Como vou fazer (ensinar)? Qual o passo a passo para alcançar meus objetivos? 
  • Quanto tempo vou gastar?
  • Como vou saber se consegui meus objetivos? ...Avaliando... 
Para isso tenho que responder mais três perguntas....
  • Avaliar o que? 
  • Avaliar pra quê? 
  • Avaliar como? 
"A qualidade é fruto de um esforço direcionado de um indivíduo ou grupo para fazer algo acontecer conforme o que foi anteriormente desejado e estabelecido, portanto a qualidade somente poderá ser alcançada através de um trabalho planejado."

O planejamento faz parte da rotina do professor, porém quantas vezes lemos planejamentos que na verdade são um amontoado de palavras, às vezes apenas bonitas, da moda, presas na formalidade.... sem intenção de ter asas e alçar voos...

O planejamento é nossa intenção registrada!

Sejamos educadores, conscientes do nosso papel e cheio de sonhos a se tornarem realidade!

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática