Artigo sobre TuxMath - Michelle Rezende


Nossa implementadora Michele Rezende com mais um artigo na Sempreupdate
mostrando o software TuxMath . Vale conferir!!!

Aprenda Matemática brincando com TuxMath

Artigo
Artigos
Educação
Jogos
fev 3, 2015
3 57




TuxMath é um software educacional open source super divertido que permite a aprendizagem da tão temida matemática de forma lúdica e interativa.

O objetivo do jogo na verdade é uma missão, onde quem está jogando terá de tentar salvar os iglus e seus pinguins da queda de cometas, claro, se conseguir resolver as operações matemáticas que acompanham cada cometa. Observem:



De acordo com que o cometa cai, o jogador deverá resolver a operação, digitar a resposta e apertar a tecla enter.

Um laser será lançado em direção ao cometa, que será eliminado caso a resposta esteja correta.

Uma curiosidade: A primeira versão interna do jogo foi lançada por seu desenvolvedor inicial, Bill Kendrick, em setembro de 2001, dias antes dos ataques de 11 de setembro de 2001. Ficou decidido que as imagens de prédios explodindo já não eram adequadas (suas primeiras versões usavam imagens de cidades ilustradas por prédios).

Mas, antes de continuar apresentando este simpático software, compartilharei neste artigo um pouquinho da experiência com alunos do 3º Ano de Escolaridade na instituição que leciono utilizando TuxMath na melhoria da aprendizagem, especificamente em multiplicação.

Procurando mais uma vez auxiliar professores da escola com conteúdos das aulas regulares, apresentei aos alunos em uma de suas aulas no laboratório o TuxMath.

Mas antes, para iniciar o assunto em questão, conversei com eles, logo na primeira aula, sobre a utilidade da matemática em nossa vida. Foi um bate papo super descontraído, onde percebi que a vivência deles em relação, principalmente ao uso do dinheiro, era tamanha.

Após, apresentei rapidamente algumas imagens usando um projetor para ilustrar a utilidade e a importância da matemática desde os primórdios da civilização até os dias atuais.



Para apresentar o software, lancei o desafio, que na verdade é a missão do jogo, como já foi citado. Entusiasmados, os alunos logo localizaram e abriram o mesmo. De início, praticaram apenas operações de soma, para se familiarizarem com o software. Deixei com que eles escolhessem a opção desejada. Vejam:





Combinamos que nas próximas aulas, o foco seria realizar operações de multiplicação por 3,pois era o que estava sendo ensinado aos alunos no momento. Selecionando a opção em destaque na imagem abaixo, os alunos praticaram especificamente estas operações – múltiplos de 3.



Ao final do aprendizado, realizamos um campeonato de tabuada no próprio software, valendo pirulito para os 3 primeiros colocados e balas para os demais. Eles adoraram, além da professora da turma, que ficou satisfeita em observar os resultados positivos após essa parceria.



Além das operações de soma, subtração, multiplicação e divisão, TuxMath oferece a possibilidade de aprender brincando a digitação de números, positivos e negativos e até frações.

No site oficial você encontra outras informações, além de poder realizar o download.

Referências Bibliográficas:

Wikipedia

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática