Relato Wladir Telles

Segue o vídeo de

Informática Educativa - 2º Semestre - 2014

Este vídeo apresenta algumas atividades realizadas no Laboratório de Informática no 2º semestre/2014.

Este vídeo apresenta algumas atividades realizadas no Laboratório de Informática no 2º semestre/2014.

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Relato Michelle Rezende



Segue relato no site sempreupdate sobre o uso de software livre para a criação de áudio na Educação. Vale conferir!!!




Gravando! Rádio Web nas escolas usando editores livres





Quem é que não gosta de música? Difícil achar alguém que não.



Bem, não é de hoje que a música tem sido uma grande aliada, além de um excelente recurso nos espaços escolares, auxiliando o momento da aprendizagem. Além de lúdica, é uma rica ferramenta que contagia, desperta a atenção, fazendo com que os alunos interajam entre si. Imaginem então utilizar a música como ponto de partida para criar programas de rádio nas escolas?



É isto que o artigo que vos fala pretende apresentar – a ideia de um projeto utilizando a música como ferramenta para grandes aprendizagens e que já se tornou realidade há alguns anos em escolas da nossa cidade. Chamamos de Rádio Web o projeto que é e pode ser realizado com alunos desde a Educação Infantil até os Anos finais do Ensino Fundamental, além de Médio.



Tal projeto começou a ser idealizado após uma capacitação que envolveu os implementadores de informática da nossa Rede de Ensino, objetivando apresentar os variados softwares livres disponíveis em nosso sistema para desenvolvermos, a partir dessa apresentação, atividades e projetos utilizando tais softwares com nossos alunos.



Em uma dessas capacitações foi apresentado o Editor de Áudio Audacity e suas inúmeras possibilidades, entre elas, a de realizar gravações de áudio, além do corte, montagem e gravação de músicas.






Interface do software Audacity



Querendo tornar mais interessante e significativo esse primeiro contato dos alunos com o editor e, acreditando que a música poderia ser uma forte aliada no sentido de absorver elementos da vida desses alunos que permitissem dar o ponto de partida para o trabalho, realizamos, uma semana antes, uma sondagem com as crianças durante o recreio e também nos corredores da escola para saber suas preferências em relação a gêneros musicais, além de descobrir as “músicas que estavam na moda” naquele período. O principal objetivo era ter essas músicas salvas nos computadores para a primeira aula com as turmas de 5º Ano, a qual o projeto se destinou.



Chegado então o dia da primeira aula e, com as músicas salvas em cada computador do laboratório, comecei perguntando (intencionalmente) aos alunos como faziam para adquirir toques musicais para seus celulares, pois praticamente todos eles já possuíam celulares. A resposta foi quase unânime: “- Professora, compramos esses toques.” Logo em seguida, fiz uma nova pergunta: “Gostariam de aprender a criar seus próprios toques?” Todos ficaram surpresos com tal possibilidade e, ansiosos, já perguntavam como seria possível. Meu primeiro objetivo foi alcançado: conquistar a atenção e o interesse deles. Logo em seguida, apresentei o editor e, após, cada aluno aprendeu a usar a primeira ferramenta do programa: cortar trechos de músicas.






Alunos e o primeiro contato com o software

Aprender a criar seus próprios toques, deixando de comprá-los envolveu a discussão de várias coisas. Antes do término dessa primeira aula, conversamos um pouquinho sobre liberdade, ao apresentar um programa que é livre e, consequentemente, mostrar a eles que também poderiam tê-lo em casa, em seus computadores, sem custo algum. Vários alunos, já no dia seguinte, trouxeram pendrive, CD para que eu pudesse fazer uma cópia para cada um. Praticamos nesse momento, a liberdade no. 2 do software livre – redistribuir cópias de modo a ajudar o próximo. Foi muito bom ver o entusiasmo deles.

Na aula seguinte, foi visível a independência da maior parte desses alunos ao utilizar o software, porque fez diferença tê-lo em seus computadores pessoais. Com isso, as aulas seguintes se tornaram mais prazerosas e dinâmicas, pois, além de sentirem a necessidade de mostrar o que tinham aprendido em casa, ou seja, músicas cortadas que já estavam sendo usadas como toques em seus celulares, alguns alunos tornaram-se monitores, auxiliando os colegas e tirando suas dúvidas.


Nas aulas seguintes, os alunos aprenderam como gravar a própria voz, além de conhecer alguns efeitos que o editor apresenta.

O próximo passo foi apresentar a ideia de criarmos na escola uma rádio escolar, com uma programação de vinte a trinta minutos, pois iria “ao ar” durante o recreio.

Dividimos os alunos em equipes, para facilitar o trabalho. Essa divisão ficou organizada da seguinte forma:
- Equipe de criação: responsável pela criação de vinhetas para os programas, além de um logotipo para a rádio.

- Equipe de repórteres: responsável pelas entrevistas. Os alunos, usando blocos de anotações e até mesmo o celular para gravação de voz, vão em busca das últimas notícias na escola e até nobairro.

- Equipe de redatores: responsável por organizar as informações trazidas pelos repórteres nas entrevistas realizadas, transformando tais informações em um único texto com o propósito de ser entregue à equipe de locutores.
- Equipe de locutores: responsável pela gravação dos programas.




Alguns logotipos criados/desenhados pelos alunos



Após realizadas as entrevistas na escola e comunidade, estas foram entregues à equipe de redatores para que eles, em seguida, pudessem organizar as informações para elaboração de um texto usando o editor de texto Writer. Após, esse texto foi impresso e entregue aos locutores. Estes, por sua vez, realizaram a gravação e edição do primeiro programa da rádio usando o software Audacity.





Alunas da equipe de redatores organizando as informações no editor Writer



O projeto, além de proporcionar a criação e gravação de programas de rádio, proporcionou a criação de músicas. Composições foram criadas e gravadas. Na verdade, foram paródias escritas em parceria com a Sala de Leitura. Os alunos criaram nas aulas de leitura letras para ritmos já existentes, falando da escola, da realidade do bairro, entre outros temas e, após, gravaram tais músicas no laboratório.

RESULTADOS OBTIDOS:

O trabalho em equipe foi um grande resultado obtido. Este fez os alunos entenderem que, para dar certo, precisavam e precisam um do outro. Respeitar a opinião do colega, principalmente por se tratar de um trabalho dividido por equipes a maior parte do tempo, tem sido fundamental para o trabalho fluir de maneira satisfatória.

O trabalho com a interdisciplinaridade foi outro ganho. Envolvemos nesse projeto o trabalho com a Língua Portuguesa, na realização das entrevistas, na criação e redação dos textos dos programas, realizados constantemente no Editor de Texto Writer; a Matemática, pois o simples “cortar música” envolve tempos exatos, além da atenção dos alunos na criação dos programas, que não poderiam ultrapassar trinta minutos (tempo do nosso recreio); Educação Física, auxiliando nos ensaios das coreografias para a apresentação de danças das músicas criadas; Artes, na criação do logotipo, além de cartazes para divulgação da abertura da rádio.

Não poderíamos deixar de explicitar aqui um objetivo em particular alcançado: fazer com que cada aluno passasse a enxergar nele mesmo, um sujeito com inúmeras possibilidades, pois a maior parte desses alunos, não se percebia como tal, num cenário com poucas perspectivas.

Abaixo, algumas gravações dos programas, vinhetas, além das músicas criadas. Esperamos que você, professor, implementador, enfim, se entusiasme com essa ideia e aplique também em sua realidade.


Vinhetas:
Audio Player
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Paródias criadas:
Paródia da Música sertaneja “Amo noite e dia”
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Paródia da Música sertaneja “Ai se eu te pego”
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Paródia da Música sertaneja “Balada Boa”
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Paródia da Música sertaneja “Eu quero tchu, eu quero tcha”
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Programa:
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Calendários Escolares 2015


Calendário Escolar

 2015


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Fim de Ano

2014 está chegando ao fim e mais um ano se aproxima!
É tempo de descansar, refletir e aproveitar!
É tempo de férias para recarregar as energias!
Uma mensagem a todos que acompanham nosso blog!

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