VI Maratona de Software Livre - Vagas limitadas!!!


Informamos que as inscrições, para as Oficinas:

 Criando um Jornal com Scribus
Como Construir uma Garra Robótica? E descobrindo o PaperCraft

estão com as inscrições encerradas, pois já foram preenchidas todas as vagas.

Informamos que ainda temos vagas nas demais oficinas. 

Faça já a sua inscrição e não perca esta oportunidade! 

Clique aqui!

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Dia a dia do laboratório - E. M. Pará


Depois de dois bimestres sem aula de informática, iniciamos um trabalho com o 2º Ano de Escolaridade. Algumas curiosidades surgiram em relação ao Sistema Operacional Linux. Então resolvemos gravar um dvd com o tema "Conhecendo o LINUX". Fizemos também, dois pinguins para cada turma em EVA, e dentro dele colocamos o dvd. Cada criança levará o pinguim para casa e fará um registro sobre o estudo deste conteúdo com a família. Até o momento, todos tem adorado a ideia.

Conheça o trabalho!







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Relatório do 1º Semestre em Vídeo



Recebemos os relatórios dos nossos implementadores em vídeo e em pdf. Gostaríamos de parabenizá-los pessoalmente, porém agradecemos via blog o empenho e compromisso com o trabalho!!
Para publicar o vídeo, favor incluir as tags vrlivre e iaesmevr, para que possamos incorporá-lo em nosso canal! Utilizem músicas Creative Commons para publicação na web!!!!

Gostaríamos de destacar os seguintes relatos! 

C.M.E.I. Cora Coralina -  Andreza e Alessandra
C.M.E.I. Monteiro Lobato - Ana Paula
E.M. Antonietta Bastos - Gisele e Priscila
E.M. Maestro Franklin - Heloisa e Lívia
E.M. Goiás - Daniela
E.M. Palmares - Janaina
E.M Wladir Telles -Cristiane e Jerusa
E.M Jesus Menino - Efigênia
E.M. Lund Vilela - Eliane
E.M. Fontes Torres - Luciana

Para a criação do relato em vídeo, solicitado pela coordenação, estejam atentos aos seguintes pontos:




  • Utilizem software livre para a criação dos mesmos, pois vocês devem ser referência na divulgação do trabalho;
  • Utilizem músicas Creative Commons;
  • Publiquem para socializar o trabalho com ostros professores e comunidade em geral;
  • O vídeo deve conter a síntese do trabalho priorizando as produções dos alunos;
  • Vocês são a referência de Informática na escola e o trabalho deve vir ao encontro da proposta do Projeto IAESMEVR - VRlivre;
  • Só o compromisso individual, garante o trabalho coletivo necessário.

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Soletrando da Escola Bahia


Todos os alunos já estão se preparando para mais um Soletrando que acontecerá no dia 26 de agosto no pátio da nossa Escola. Aguardem...
Todos os alunos já estão se preparando para mais um Soletrando que acontecerá no dia 26 de agosto no pátio da nossa Escola. Aguardem.

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SCRATCH Novo!!! Conheça!


Neste pequeno vídeo mostramos a vocês, de forma bem simples, como usar ou integrar um a WebCam, aos jogos ou objetos criados usando o Scratch 2.0, isso tudo sem usar uma linha de programação.


Para quem já conhece o Scratch, já sabe que para construir alguma coisa dentro do programa, basta arrastar, encaixar e soltar blocos de comando, no estilo encaixa e solta.



O texto abaixo foi retirado daqui: http://scratch.mit.edu
Para Educadores

O Scratch foi projetado tendo em mente aprendizagem e educação. Uma grande variedade de educadores tem apoiado os criadores do Scratch desde 2007, em ambientes de aprendizagem formais e informais – pesquisadores de ciências da educação e informática, bibliotecários, educadores de museus e pais 

Quer saber mais sobre a aprendizagem no Scratch? 

O que é o ScratchEd?

Lançado em julho de 2009, o ScratchEd é uma comunidade online em que educadores do Scratch compartilham histórias, trocam recursos, fazem perguntas e encontram pessoas.

Desde seu lançamento, mais de 7.500 educadores de todo o mundo juntaram-se à comunidade, partilhando centenas de recursos e envolvendo-se em milhares de discussões.

Cadastre-se gratuitamente na comunidade ScratchEd em scratch-ed.org.

Como posso saber mais sobre o que os educadores estão fazendo com o Scratch – e sobre como posso usá-lo?

Não está claro o que pode fazer com o Scratch?

Leia uma história sobre como os educadores têm incluído atividades com o Scratch em uma grande variedade de ambientes de aprendizagem.

Ou explore recursos para diversas idades, disciplinas e contextos. Assista a webinários e leia documentos como o Guia curricular do Scratch.

Além de explorar a comunidade online, ScratchEd, e seus recursos, você também pode participar da Equipe ScratchEd e entrar em contato com outros educadores do Scratch pelo Twitter, doFacebookEdmodoapanhados semanais e nosso boletim trimestral.


Para os pais

O Scratch é uma linguagem de programação e uma comunidade online onde as crianças podem programar e compartilhar mídias interativas, como histórias, jogos e animações, com pessoas de todo o mundo. Quando as crianças usam o Scratch, elas aprendem a pensar de forma criativa, trabalhar de forma colaborativa e pensar de forma sistemática. O Scratch foi criado e é mantido pelo grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT.

Qual é a faixa etária do Scratch?

Embora o Scratch tenha sido projetado principalmente para crianças de 8 a 16 anos, ele é usado por pessoas de todas as idades, inclusive crianças mais jovens, com a ajuda de seus pais.
Quais são os recursos disponíveis para aprendizagem no Scratch?

Se você for iniciante, há um guia passo a passo disponível no Scratch, ou você pode fazer download do Guia introdutório (PDF). Os Cartões Scratchoferecem uma maneira divertida de aprender. Para ter uma visão geral dos recursos do Scratch, veja Ajuda do Scratch.
O que é a comunidade online do Scratch ?

Ao participar da comunidade online do Scratch, os membros podem explorar e fazer experiências em uma comunidade de aprendizagem aberta com outros membros do Scratch de todas as origens, idades e interesses. Os membros podem compartilhar seu trabalho, obter opiniões e aprender uns com os outros.
Quais são as diretrizes para a comunidade online do Scratch?

A Equipe MIT Scratch trabalha junto à comunidade para manter o ambiente amigável e respeitoso para pessoas de toda as idades, raças, etnias, religiões, orientações sexuais e gêneros. Você pode ajudar seu filho a aprender como participar, lendo as diretrizes da comunidade com ele. Foi pedido aos membros que fizessem comentários construtivos e que ajudassem a manter o site amigável denunciando qualquer conteúdo que não estivesse de acordo com as diretrizes da comunidade. A Equipe Scratch diariamente gerencia as atividades no site e responde às denúncias, com a ajuda de ferramentas como o filtro de palavras de baixo calão,CleanSpeak.
Qual é sua política de privacidade?

Para proteger a privacidade das crianças online, limitamos as informações coletadas no processo de cadastro e o que tornamos público no site. Não vendemos nem arrendamos informações das contas para ninguém. Você pode descobrir mais sobre nossa política de privacidade em nossapágina de Perguntas Frequentes.
Existe alguma maneira de usar o Scratch offline?

Sim, o editor offline do Scratch lhe permite criar projetos sem participar ou acessar a comunidade online. Visite a página de download do editor offline Scratch 2.0 para ter mais instruções sobre como instalá-lo em seu computador. (Se o seu computador não suportar a versão mais recente, tente o editor offline Scratch 1.4.)
O que os pais têm dito sobre o Scratch?

Frequentemente recebemos e-mails de pais agradecendo-nos pelo Scratch.

Apresentamos aqui alguns exemplos:

"Gostaria de agradecer a todos vocês pela criação do Scratch e por oferecê-lo gratuitamente. Meus filhos fazem coisas incríveis que encaram como diversão mas que sei que é educacional, valioso e que vale a pena. Muito obrigado!"

"Minha filha, muito tímida, mas ligada na tecnologia, encontrou nisso uma saída fantástica e segura para expressar sua criatividade. Ela passa seu tempo livre criando animações cada vez mais difíceis e as compartilha na comunidade do Scratch. Os fóruns proporcionam um grupo de indivíduos amigáveis com o qual ela pode manter uma conversa... Agora ela sente que computadores, design gráfico e animação são algo que ela gostaria de continuar fazendo no futuro. Seu programa abriu um novo mundo para ela de muitas maneiras, e eu agradeço de todo o coração. "

"Meu filho está aprendendo mais do que eu posso imaginar com sua ferramenta. Ele não é um pensador lógico natural, mas ama LEGO. A estrutura do Scratch baseada blocos, como o LEGO, fez sua capacidade de raciocínio lógico avançar enormemente... Ele pode juntar blocos e começar a ver a lógica pelo feedback imediato. E, claro, trabalhamos em algumas coisas juntos -- criando momentos pai e filho. Essa ferramenta é simplesmente incrível. Muito obrigado a todos vocês e ao MIT."


Fonte e Créditos: http://scratch.mit.edu

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Visita Técnica e Pedagógica - E. M. Rubens Machado



Estivemos em visita técnica e pedagógica na E. M. Rubens Machado. Atualizamos o laboratório, analisamos o trabalho desenvolvido pelas implementadoras e orientamos a Direção da UE.

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Trabalho de Robótica Educacional, veja o relato!

E.M Rubens Machado

Trabalho  de Robótica Educacional, veja o relato!




Passos em 2014


Estamos participando da MNR - Mostra Nacional de Robótica desde o ano de 2013 com a seleção do projeto Lixetrônica. Esse ano temos três alunos bolsistas pela CNPq desenvolvendo o projeto Lixetrônica e Robot Dance para serem apresentados no Mostra Nacional de Robótica esse ano, que acontecerá em Outubro em São Carlos-SP.


Estamos com uma parceria com o IFRJ Campus Volta Redonda, com a Equipe Jaguar que carinhosamente são nossos padrinhos e estão ampliando nossa experiência em Robótica. Neste mês de agosto, no dia 23 nossos alunos estarão indo ao IME-RJ - Cidade Rio de Janeiro, para a primeira participação na OBR - Olimpíada Brasileira de Robótica, com duas equipes, a Jaguar Baby I e Jaguar Baby II.



Além disso, estamos pré inscritos na CBR - Competição Brasileira de Robótica, com o desejo de participara da Categorias Junior com a dança de Robôs.


E hoje estivemos no IFRJ Campus Volta Redonda no dia 07 de agosto.

Tirando nossas dúvidas, aprendendo um pouco mais, e assistimos a Dança de Robô Campeã Mundial que foi consagrada no mês de Julho no RoboCup em João Pessoa.

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Dia a dia dos laboratórios - E.M. Amazonas e E.M. Dr.:Jiulio Caruso


Está acontecendo nos laboratórios...
E.M Amazonas
Sugestão de vídeos para o trabalho  com Folclore vem da implementadora Elizângela. Veja o trabalho!
Vídeos - Lendas do Folclore Brasileiro

No 3º bimestre, a profª Elizangela está desenvolvendo com as turmas de 1º ao 5º ano o projeto Folclore.
Para dar início ao projeto, os alunos assistiram alguns vídeos sobre lendas do folclore brasileiro.
As histórias são rápidas e ajudam a criança a imaginar melhor cada personagem.
Para quem se interessar, seguem os links para as lendas que foram contadas. É só clicar no nome da lenda que vai ser direcionado para o vídeo rapidinho:

Saci Pererê

Matinta Perera

O Boto Rosa

Iara

Curupira

O Que é Folclore - Quintal da Cultura

Existem muitos outros vídeos que podem ser trabalhados com as crianças, de acordo com a faixa etária e o assunto da aula. Esses foram usados para que eles pudessem conhecer algumas lendas...



E.M Jiulio Caruso
O trabalho  de Introdução à Robótica Educacional vem da implementadora Madalena Chiarelli. Veja o relato!




O aluno Pedro da turma 602, concluiu seu aviãozinho na aula de robótica. As aulas ocorrem nas quintas feiras em parceria com a professora Sônia de Geografia.
A implementadora de informática Maria Madalena Chiarelli, apoiou na conclusão do avião.


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Restam poucas vagas!!! Está chegando nossa VI Maratona



 Garanta já a sua vaga nas oficinas da VI Maratona de Software Livre!!

Aproveitem mais esta oportunidade! Inscrições aqui!
Site oficial do evento! 
Conheça a programação!
Algumas oficinas estão praticamente esgotadas as vagas!


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