Palestra sobre Robótica Educacional com Software e Hardware Livres na Escola - Campus Party 2014


Aconteceu na noite de hoje a palestra sobre "Palestra sobre Robótica Educacional com Software e Hardware Livres na Escola", no palco galileu na CPBR7, essa palestra falou sobre:

Robótica educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que vamos apresentar é a possibilidade do uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação e aprendizado dentro das escolas

A palestra teve transmissão ao vivo e contou com um público  de campuseiros interessados nessa temática.
Clique na figura abaixo, para baixar a palestra em formato de PDF



Saiu na mídia...
Portal EBC http://www.ebc.com.br/educacao/2014/01/robotica-em-software-livre-incrementa-a-formacao-de-estudantes 

Robótica com software e hardware livres incrementa formação de estudantes

Ana Elisa Santana - Portal EBC31.01.2014 - 11h47 | Atualizado em 31.01.2014 - 17h18

Projeto utilizou o Arduíno para desenvolver ferramentas com os alunos (Sérgio Graças/Divulgação)
São diversas as tecnologias que podem ser usadas em sala de aula para atrair atenção de alunos e estimular participação das crianças e adolescentes no processo de ensino-aprendizagem. Com essa ótica, um projeto em Volta Redonda (RJ) foi além das aulas de informática e introduziu conceitos de robótica com softwares livres em sala. A ideia foi apresentada em uma das palestras da Campus Party, em São Paulo.
O projeto Salto na Escola reuniu estudantes do 5º ao 9º ano e, durante 10 semanas, convidou professores e alunos a vencer desafios propostos após a introdução de conceitos básicos da robótica. "A ideia não é dar nada pronto, é fazer que ele consiga encontrar soluções para os problemas que ele vai encontrar", explica Sérgio Graças, responsável técnico do Projeto de Informática Aplicada à Educação (VRlivre).
O software livre foi a opção encontrada para manter o baixo custo e a acessibilidade da iniciativa. "Não adiantava a gente falar para os pais dessas crianças que teríamos que comprar um kit proprietário de mil reais", comenta Sérgio. Como resultado, os alunos participantes construíram seis projetos, entre eles lâmpadas, cancelas de estacionamento e até mesmo um piano utilizando o arduíno.
As atividades prezam pela autonomia das crianças e adolescentes. Esta é, segundo Sérgio, uma forma de estímulo para os alunos e contribuiu para os resultados acima do esperado. "Eles não querem fazer o mais simples, querem buscar o que é melhor", afirma. A resposta da iniciativa veio, também, em outras formas como a melhora do comportamento dos estudantes. "Teve aluno que mudou em sala de aula, porque encontrou algo que chamou a atenção", comemora.
No projeto, professores receberam instruções sobre o tema simultaneamente para que, ao final das 10 semanas de aulas, os educadores pudessem multiplicar o trabalho nas escolas. "O projeto prova que a gente não precisa ter todo o conhecimento para passar para o aluno. Ele (o professor) pode, junto com o aluno, construir esse conhecimento, acertar os desafios e resolver os problemas", defende Gyani Abreu, coordenadora pedagógica do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal.
No vídeo abaixo, Gyani Abreu fala sobre o projeto e comenta resultados. Assista:
Mais resultados do projeto podem ser encontrados no canal de Sérgio Graças no Youtube.
*O Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre que pode ser utilizada para criar ferramentas de diversos tipos, todas elas com baixo custo e de fácil utilização por qualquer pessoa interessada.
  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

0 comentários:

Palestra sobre Automação Residencial - Campus Party 2014


Aconteceu na manhã de hoje a palestra sobre "Automação residencial com software e Hardware Livres", no palco galileu na CPBR7, essa palestra falou sobre:

Um projeto de automação elétrica usando o Arduino, relês, controle remoto de TV, que poderá ser usado para diversos fins, incluindo a Automação Residencial. Conhecimento e tecnologia contribuindo com o bem estar de toda comunidade, elevando o nível de aprendizado de forma crítica e prática, no uso do Arduíno e componentes eletrônicos de forma simples e de baixo custo.

A palestra teve transmissão ao vivo e contou com um público  de programadores e interessados nessa temática.


Clique na figura abaixo, para baixar a palestra em formato de PDF


0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática