Números? Estou aprendendo a conceituá-los! - Cirandinha

Relato da implementadora Graça Taborda e a integração do trabalho!
Números? Estou aprendendo a conceituá-los!

Com o objetivo de trabalhar leitura de numerais, relacionar objetos às suas respectivas quantidades, fazer pequenos cálculos, fizemos a seguinte atividade:
  • Na roda apresentei fichas enumeradas de 1 a 10 aleatoriamente para que as lessem.
  • Em seguida convidei algumas crianças para que as colocassem em sequencia.
  • Brincamos de sortear as fichas e cada criança deveria pegar objetos na quantia equivalente.
Assim foi feito.

O interessante é o trabalho em grupo. As crianças se ajudam, trocam experiências trabalhando pelo princípio de que aprendemos uns com os outros. Quando algumas crianças não pegam a quantia sorteada, os outros falam quantos ainda faltam, fazendo assim cálculos de adição ou ainda de subtração quando um pega além do pedido. Sempre tem um que fala: - Tem que tirar. Algumas vezes não sabendo a quantia exata que se deve tirar. Eu faço a intermediação. -Mas tirar quantas? E na maioria das vezes vão tirando de uma a uma ou de duas a duas. Em alguns casos algumas crianças fazem cálculos com mais unidades.

Na máquina utilizamos dois jogos do Gcompris:

1- Números em ordem em que um helicóptero captura numerais em ordem crescente, usando as teclas para mover o helicóptero.

2- Pescaria no qual as crianças clicam nos peixes que se movem e a quantia vai aparecendo no canto inferior direito da tela.


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