Limpeza e organização dos laboratórios - Visita técnica e pedagógica

Uma das atribuições de nossos implementadores é zelar pela organização e limpeza dos laboratórios:

  1. Criação de mural contendo quadro de horário, conteúdos...;
  2. Divulgação da produção dos alunos;
  3. Numerar as CPUs dos computadores;

 Em visita à Escola Municipal João Pio de Abreu, tivemos uma bela surpresa ao encontrarmos um laboratório limpo e muito bem organizado pela nossa implementadora Anastácia. Parabéns pelo belo trabalho realizado!

Para saber mais sobre a função dos implementadores acesse as orientações.

 Vale divulgar as fotos tiradas pela coordenação.

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Curtir ou não curtir eis a questão!

"Para ensinar como inserir tabela no Writer, a profª Elizangela - EM Amazonas - fez com os alunos do 5º ano, turma 503, o Curtir/ Não Curtir.
Complementando o projeto Valorizando as Diferenças, a turma discutiu hábitos e atitudes que devem ou não ser tomadas, e depois montaram uma lista para cada um.
Após criarem a lista, seguiram os passos para inserir e digitar tudo isso na tabela e por fim formataram do seu jeito.
Além de participarem da aula de Informática, as crianças ainda refletiram sobre o que é melhor para cada um..." Leia mais! 







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JClic - Ferramenta de Autoria

O Software JClic é muito usado em nossos laboratórios de Informática. Vejam um exemplo de utilização da EM Paulo VI



"Com o objetivo de tornar a aprendizagem mais significativa e dinâmica pra os alunos, além de auxiliar professores de alfabetização nesta aprendizagem, criei várias atividades no software JClic envolvendo:
Reconhecimento do próprio nome e dos colegas da turma: 

Jogo da memória "


Resposta escrita

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Dia da família na Escola - CMIE Bem Me Quer


   


No próximo sábado dia 15 de junho 2013, realizaremos o Dia da família no  CMIE Bem Me Quer
Teremos exposição nas salas e no laboratório, apresentações da turmas com tema sobre a família.
Iniciaremos a exposição a partir das 8h com término previsto para 11h.
Contamos com a presença de todos!

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Trabalhando com Sweet Home 3D - EM Jiulio Caruso




Professora de Libras ajudando as alunas surdas.



Alunas interagindo com a professora de libras.



Professor de Matemática conhecendo o programa onde o aluno montou um quarto.


"Dando continuidade ao projeto Mercado de Trabalho, os alunos dos 9º anos iniciaram a aprendizagem do Programa: Modelagem 3D Sweet Home 3D, onde poderão criar cômodos de uma casa com seu mobiliário à partir de medidas propostas pela professora Madalena Chiarelli."

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Projeto Piloto - Robótica Educacional com Software Livre - Aula 8


Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola

A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.

Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às 11:30;



Em nossa 8ª aula tratamos de:

Controle de servo motor, usando código e através do uso de potenciômetro como controlador de movimento.

Partimos para apresentação aos 5 grupos, de vídeos sobre o tema e sobre material que deverá ser usado no desenvolvimento do projeto de conclusão desta primeira fase de nosso piloto, onde os alunos e seus respectivos professores de cada grupo, deverão criar, discutir, executar e demostrar o projeto em funcionamento.

Vejam abaixo o material do potenciômetro e servo motor, vocês verão que é bem simples.


Um exemplo do esquema de ligação do ServoMotor ao Arduino

Código de programação do Servo Motor com o Arduino

Código fonte em formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino


// Projeto - movimento esquerda e direita automático no ServoMotor

#include <Servo.h>
Servo servo;
int value = 0;

void setup(){
servo.attach(9);
}

void loop() {
for(value = 0; value <= 180;
value+=5) {
servo.write(value); 
delay(30);
}

for(value = 180; value >=0;
value-=5) {
servo.write(value); 
delay(30);
}
}




Um exemplo do esquema de ligação do ServoMotor + Potenciômetro ao Arduino


Código de programação do Servo Motor + Potenciômetro com o Arduino


Código fonte em formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino

// Projeto - Movimento esquerda e direita no ServoMotor com Potenciômetro


#include <Servo.h>


Servo servo;
int potpin = 0;
int val;

void setup()
{
servo.attach(9);
}

void loop()
{
val = analogRead(potpin);
val = map(val, 0, 1023, 0, 180 );
servo.write(val);
}


Outro exemplo do esquema de ligação do ServoMotor + Potenciômetro + Energia ou alimentação externa ao Arduino




As ideias para os 5 Projetos

1 - Professora Michelle - Piano Arduino

2 - Professora Gisele - Luminária RGB

3 - Professora Elaine - Semáforo

4 - Professora Márcia - Estacionamento Automatizado

 5 -  Professora Marília - Elevador com Ponte H

Observação: os vídeos e projetos foram encontrados na web e deixamos aqui o agradecimento e os devidos créditos, que devem ser dados aos seus criadores e desenvolvedores.

Veja as fotos que tiramos em nossa 8ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 5 professoras

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Sugestão de texto sobre partes do computador - CMIE Cirandinha


O texto foi utilizado pela nossa implementadora Gracinha. Estamos sugerindo que seja dramatizado, gravado em áudio, em vídeo e/ou contado aos alunos. Divulguem também o trabalho que acontece em sua escola para que possamos socializá-lo com toda nossa rede!

Um amigo, chamado computador!

Era uma vez uma menina chamada Isa, ela era uma menina muito curiosa e com uma imaginação bastante fértil. Na escola, durante uma aula no laboratório de informática, enquanto a professora explicava as partes do computador, a menina "viajava" em sua imaginação, quando de repente ouviu uma voz chamando por ela bem baixinho:
- (MOUSE) Psiu! Psiu! Ei menininha, olha eu aqui!
-(MENINA), hã, quem tá me chamando?
-(MOUSE) Sou eu, sou eu!
-(MENINA) Quem é você?
-(MOUSE) Eu sou o MOUSE! Você não me conhecia? Eu sirvo para clicar, clique é comigo mesmo! É só posicionar o meu cursor onde você quiser e aí é só clicar!
-(MENINA) Nossa que legal, seu nome quer dizer rato em inglês heheheehe!
- (MOUSE) É verdade, tenho esse nome porque lembro o formato de um ratinho, você não acha?
-(MOUSE), Esses são meus amigos: o teclado, o monitor e a CPU.
- (MENINA), ahhhh tá... Então, você, o teclado, o monitor e a CPU. Você eu pego e clico , o teclado eu pressiono as teclas e a CPU eu, eu, o que dá pra fazer com a CPU???

- (CPU) Eu sou o cérebro do computador, sou responsável pelo funcionamento de todas as suas partes. Você sabia que eu também tenho memória? e tudo que você faz fica armazenado dentro dela?
- (MENINA): Ah e se eu quiser levar meus documentos embora, eu posso??
- (CPU): Claro!! É só você salvar seus documentos. Também pode salvar em disquete, Cd, ou pen drive.

- (TECLADO) Você já deve ter percebido que eu não sou composto apenas de letras, né? Pois é, eu sou formado por várias teclas e cada tecla tem uma função diferente, por isso você não deve ficar apertando todas as teclas de uma vez, senão eu e a minha amiga CPU ficamos tontos com tantas ordens pra fazer ao mesmo tempo, e podemos até ficar estragados.
- (MENINA) Nossa!! então tá, eu vou tomar cuidado para não ficar apertando várias teclas juntas, pra vocês não estragarem, eu gosto muito de usar o computador e não quero que vocês estraguem.

- (MOUSE) Tem gente que adora ficar me apertando todo também...
- (MENINA) Ah!! Você eu já aprendi a usar, a gente clica uma vez só. Às vezes duas, depende do que queremos fazer. Não podemos ficar apertando sem parar.Você sabe disso né mouse?
- (MOUSE) Claro que eu sei disso.

- (MENINA) É quando a gente quer abrir uma pastinha, um jogo ou um programa a gente dá um duplo clique, aperta duas vezes rapidinho sem mexer com o mouse.

(MENINA): Vou brincar no computador agora, pega um refrigerante e um salgadinho para comer na frente do computador...

-(Mouse) Espere, espere!!! O computador morre de medo de água, sucos e outras coisas molhadas; portanto, nunca leve copos com líquidos ou comida perto deles.
- (Menina) Tem razão, devemos lavar as mãos para que a sujeira não entre nas teclas do computador.
-(Mouse) Isso mesmo! Lavar as mãos é um sinal de limpeza e computadores adoram lugares limpos.

-(Mouse) Ah, outra coisa muito importante que você precisa saber, o computador funciona com energia elétrica. Por isso, não devemos mexer nos seus fios nem na tomada elétrica. Deixem isso para um adulto.

(MENINA) – Ô mouse, gostei muito de você e aprendi muito também. Você é um bom amigo, muito obrigada.

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Projeto Áudio na Educação com CMIE Monteiro Lobato


Para quem quer começar o trabalho com áudio na educação, leiam o planejamento da CMIE Monteiro Lobato que está em reforma.
Nossa implementadora Ana Paula, mais uma vez mostra que com uma boa ideia e boa vontade o trabalho acontece e a participação dos alunos é show! Em breve vocês verão os resultados. Vejam o planejamento do trabalho!

Período: ex.:28/02/2013 – 30/04/2013 Total de aulas previstas 1º período: 6 aulas
Título do trabalho/Projeto: Colocando nossa rádio para funcionar
Objetivos (O que se pretende alcançar?):
- Rever através de fotos o passeio que a turma do ano de 2012 fez as Rádios.
- Saber a história do Rádio no Brasil.
- Conhecer alguns cantores de rádio.
- Observar rádios antigos.
Conteúdos (O que será trabalhado?):
- Como funciona uma rádio?
- Evolução dos rádios.
- Conhecer os estilos musicais tocados nas rádios antigamente.
Softwares (Programas) Utilizados:
- Audacity, Gimp e Jclic
Cronograma/Desenvolvimento (Descrição do que será realizado em cada aula):

Aula 1: Caixa surpresa com um rádio para as crianças observarem.
Programa : Audacity
Os alunos irão experimentar o programa.
Atividade: Confeccionar um rádio antigo com material de sucata.
Aula 2: - Um vídeo será apresentado para as crianças com fotos do passeio a Rádio FM dos alunos do ano passado.
Programa : Audacity
As crianças irão gravar um programa piloto.
Desenhar o que mais gostou.
Aula 3:Conhecer os cantores que fizeram sucesso na rádio, principalmente Carmem Miranda.
Fazer dramatização de uma das músicas de Carmem Miranda.
Jogo: Jclic -Quebra-cabeça com fotos dos artistas.
Aula 4: - Ouvir uma novela de rádio e saber como eram feitas.
Atividade: Criar uma radio novela com os alunos.
Aula 5: Criar uma música para a nossa rádio.
Elaborar junto com os alunos a letra da música dando um ritmo a mesma, para apresentarmos.
Jogo: Tux musical
Aula 6: Conhecer os artistas de rádio.
Confeccionar no Gimp o Rei e a rainha do Rádio.
Avaliação/Resultados:
Fazer o fechamento com o funcionamento da Rádio Monteiro Lobato Semanalmente.

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Trabalho com IMPRESS - CMIE Wladir Telles

Vejam o trabalho realizado com Impress no 5º ano!
"Estamos finalizando os trabalhos realizados no Impress do Projeto "Por uma escola melhor" com o 5º ano. O trabalho a seguir é do aluno José Renato, da turma 502, Professora Viviane, 1º turno. Parabenizamos a todos os alunos que se dedicaram e criaram os trabalhos com muito capricho." Cristiane e Jerusa

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