Mensagem criada para o 1º Conselho de Classe - 2013



Mensagem para o 1º Conselho de Classe/ 2013
Para iniciar o Conselho de Classe do 1º bimestre de 2013 da E.M. Amazonas, a profª Elizangela criou um video com uma mensagem de incentivo para as professoras.
O programa usado foi o Open Shot, que é muito fácil de usar e tem um bom resultado. A música de fundo é "Aguenta Firme" do grupo Voices.
Esperamos que gostem do video e se sintam motivados a ter um ano de vitórias!



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Fascículo Interativo Sala de Professor - Para Tablets , celulares... - TV Escola




Sala de Professor é um programa feito de professor para professor, que mostra na prática como utilizar o audiovisual em sala de aula. Mas ele não é só televisão. Ele é também um fascículo on line para ler e interagir. Desenvolvido para computador, tablet e celular, em uma linguagem leve e informativa, o FASCÍCULO traz matérias, animações, infográficos, simuladores, mapas e outros recursos multimídia. Além disso, você pode se aprofundar no conteúdo pela dica pedagógica, pelo documentário e pelo próprio programa, é claro. Tudo para você acessar, baixar ou replicar como quiser.

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Tutorial e Vídeo-aula com o Sweet Home 3D - Projeto VRlivre

Quem está com a nova versão do Liberdade pode contar com mais esta ferramenta.

O programa Sweet Home 3D, para Linux , trabalha com design de interiores é  capaz de criar ambientes  de casa com móveis, textura nas paredes, pisos, tipo daqueles usados em móveis planejados.

Tutorial. Site oficial.

Depois de criar um ambiente você pode capturar em vídeo um passeio virtual em 3D para ver sua obra! Vale conferir!
Nos Anos iniciais e Finais está previsto Alfabetização Cartográfica, podemos trabalhar os conceitos de visão oblíqua, de cima, de frente, lateral manipulando os objetos. Fazendo uma representação de uma casa, com planta baixa e maquete 3D, trabalhando conceitos de escala, noções de medida, resolução de problemas....

Quem gostou do assunto de design pode acessar os sites:
5 dicas de design que se aprende com a Apple
 

Aqui você pode acompanhar esse mesmo tutorial, em formato de vídeo aula em português


Assista os 4 vídeos abaixo e conheça um pouco mais do poder dessa maravilhosa ferramenta, que embora seja simples se for comparada as poderosas ferramentas de sua categoria, se mostra bastante eficaz no que se propõe a fazer.




Os vídeos foram incorporados do youtube.com e sendo assim os créditos pelos 4 vídeos devem ser dados aos seus devidos autores.

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Projeto Piloto - Robótica Educacional com Software Livre - Aula 5


Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola

A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.

Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às 11:30;



Em nossa 5ª aula tratamos de:

1Fizemos uma revisão da explicação e a montagem na Protoboard do projeto "Controlando o Pisca-Pisca do LED com Potenciômetro"  e colocamos o mesmo para funcionar.

Um exemplo do esquema de ligação do LED e Potenciômetro ao Arduino

Código de programação LED e o Potenciômetro na IDE do Arduino

Código fonte em formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino

// Inicio do programa Controle de Led com Potenciometro 
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
// e informando as possiveis variaveis que usarei

int led = 9;        
int potenciometro = 2;
int tempo = 0;

void setup() {

// Aqui eu digo que o pino escolhido e de saida
pinMode(led, OUTPUT); 

}

void loop() {

// Leitura do valor do potenciômetro que é usada como delay
tempo = analogRead(potenciometro);

digitalWrite(led, HIGH); // aqui eu acendo o pino
delay(tempo); // temporizo a piscada com potenciometro

digitalWrite(led, LOW); // aqui eu apago o pino
delay(tempo);





2 - Partimos então para o projeto "Controlando o Brilho do LED com Potenciômetro",  onde a ideia era controlar a intensidade do brilho em que o  LED iria ser aceso, enquanto o potenciômetro fosse girado para esquerda ou para direita (0 ou 1023).

Um exemplo do esquema de ligação do LED e Potenciômetro ao Arduino

Código de programação LED e o Potenciômetro na IDE do Arduino

Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino

// Inicio do programa Controle de Led com Potenciometro 
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
// e informando as possiveis variaveis que usarei

int led = 9;        
int potenciometro = 2;
int tempo = 0;

void setup() {

// Aqui eu digo que o pino escolhido e de saida
pinMode(led, OUTPUT); 

}

void loop() {

// Leitura do valor do potenciômetro que é usada como delay
tempo = analogRead(potenciometro);
tempo = tempo / 4

digitalWrite(led, tempo); // aqui eu acendo o pino com o valor do Potenciometro





3 - Continuando nossa aula, agora vamos controlar a acendimento dos LEDs pelo teclado, usando o Monitor Serial do Arduino, ou seja, ao digitarmos uma ou mais teclas especificadas durante a programação, os LEDs deverão apagar ou acender.

Um exemplo do esquema de ligação dos 3 LEDs ao Arduino

Código de programação dos 3 LEDs ao Arduino

Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino

// Inicio do programa Controle de Led com Potenciometro 

//VRlivre
//Virmal_divx
//Controlando LEDs pelo teclado

int ledPin1 =  13;
int ledPin2 =  11;
int ledPin3  =  9;

void setup(){
 
Serial.begin(9600);
 
pinMode(ledPin1, OUTPUT);
pinMode(ledPin2, OUTPUT);
pinMode(ledPin3, OUTPUT);

}
 
void loop(){

char tecla;
tecla = Serial.read();

// se pressionado "g" liga o led1
if(tecla == 'g')
{
digitalWrite(ledPin1, HIGH);
}

else

//Se pressionado "h" liga o led2
if(tecla == 'h')
{
digitalWrite(ledPin2, HIGH);
}

else

//Se pressionado "j" liga o led3
if(tecla == 'j')
{
digitalWrite(ledPin3, HIGH);
}

else


//Se pressionado "d" desliga todos os leds
if(tecla == 'd')
{
digitalWrite(ledPin13, LOW);
digitalWrite(ledPin11, LOW);
digitalWrite(ledPin9, LOW);
}
delay(1000);
}




Os desafios da semana foram:

1 - Os alunos devem, caso tenham  e desejarem doar, carrinhos e outros brinquedos a pilha quebrados ou danificados e que os mesmos devem ser trazidos para a nossa aula (SÁBADO), onde vamos juntar essas doações ao nosso cantinho das peças recicláveis.

2 - Escrever e trazer escrito, no papel, um código fonte para acender e apagar 8 LEDs, usando o teclado para controlar os mesmos individualmente.


Veja as fotos que tiramos em nossa 5ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 5 professoras


Em breve... assista abaixo, a vídeo que montamos para apoio e revisão do conteúdo que foi ministrado em nossa 5ª aula presencial

... em breve ...

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