LibreLogo: programação gráfica com o LibreOffice

Com o lançamento da versão 4.0 do LibreOffice, um novo recurso foi incorporado ao conjunto de ferramentas do Writer: é o LibreLogo, um ambiente de programação que segue o estilo da linguagem Logo. No Logo, uma tartaruga é ensinada a fazer desenhos na tela do computador, como se estivesse caminhando pela tela com um lápis na sua “barriga”. Conforme ela se movimenta, o lápis “risca” a tela e monta desenhos.

Criado por Németh László e ainda oferecido como uma extensão do LibreOffice (nas versões 3.x), o LibreLogo permite comandar a tartaruga pela página de documento do Writer. A partir de comandos muito simples, a tartaruga pode fazer desenhos como se estivesse “riscando” a folha de papel mas, no Writer, os desenhos se transformam em gráficos vetoriais! Tudo ocorre como se estivéssemos utilizando as ferramentas de desenho para criar linhas, círculos, retângulos e outras formas.

Para utilizar a nova ferramenta, abra uma nova barra de ferramentas disponível no Writer (Exibir – Barras de ferramentas – Logo). Clique nas setas para mover e girar a tartaruga e experimente os outros botões!

O grande poder do LibreLogo está justamente na capacidade do usuário comandar a tartaruga de forma livre pela tela, e com recursos de programação, é possível criar desenhos muito mais sofisticados, que seriam muito difíceis de se fazer manualmente. Os comandos podem ser digitados como parágrafos do Writer, e depois executados pelo botão Iniciar.

Veja o exemplo a seguir. Copie e cole o texto abaixo exatamente como está, e clique no botão Iniciar da barra Logo:

aprender fazerUmQuad
mudarcordolápis qualquer
repita 4 [ parafrente 100 paradireita 90 ]
paraesquerda 15
fim
tartaruga 
paracentro
repita 24 [ fazerUmQuad mudarcordapintura qualquer pintar ]


Legal, não? O LibreLogo pode ser útil para ensinar programação e também criar desenhos em editoração eletrônica. Professores podem utilizar a ferramenta para trabalhar com conceitos de programação, e profissionais de editoração podem usar o LibreLogo para criar belas capas, bordas, cabeçalhos e muito mais!


Na tradução do LibreLogo para o português do Brasil, a linguagem dos comandos também foi traduzida, facilitando o uso por crianças e por aqueles que não dominam o inglês. Para os que já utilizaram outros softwares de programação em Logo, houve um esforço de padronização da tradução e compatibilização dos comandos. É possível ainda programar com os comandos originais em inglês, e depois traduzir tudo com o botão da varinha mágica!

As diferenças entre o Logo original e o LibreLogo estão mencionadas na tela de ajuda do LibreLogo, pressionando-se F1 na barra de ferramentas Logo. A Ajuda também mostra toda a lista de comandos possíveis na versão atual e inclui alguns exemplos para se brincar.

Agora é só brincar e trabalhar. Ou, quem sabe, juntar as duas coisas?

Essa postagem foi feita por Gilvan Vilarim neste endereço e todos os créditos devem ser dados ao mesmo.


0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática