Projeto Leitura na Educação Infantil


Confiram o desenvolvimento  realizado com os alunos do  C.M.I.E. Branca de Neve . Acessem o material completo do Projeto da  implementadora Carla de Assis.
A abertura do projeto foi feita no dia 18 de abril... Dia Nacional do Livro Infantil. Neste dia as crianças foram recebidas com a escola toda enfeitada,  assistiram mini filmes do sitio do pica pau amarelo, receberam a visita da Emília que dançou e distribuiu pirulitos para eles . 

0 comentários:

Robótica Educacional na Educação Infantil é possível?

A implementadora Graça Taborda socializou sua experiência com o trabalho de Robótica Educacional Livre. O relato a seguir é fruto da capacitação oferecida pelo NTE e NTM de Volta Redonda em 2011. conheça o blog da escola da implementadora.
Em breve estaremos publicando outros relatos!



0 comentários:

JClic - Um programa com "Mil e Uma Utilidades"

"A interface de utilização do programa é muito simples e de fácil aprendizagem. O início do programa possui telas padronizadas que só se alteram com a escolha de alguma atividade específica, tornando assim mais simples sua utilização..."
Professora Suellem Gomes

Saiba mais lendo o material abaixo:

0 comentários:

Xadrez Pedagógico

"O xadrez como disciplina escolar segundo Charles Partos, mestre internacional e professor do departamento da instrução pública do cantão do Valais aprendizagem e desenvolvem a (Suíça), a prática várias do xadrez habilidades tais como: A atenção e a concentração, O julgamento e o planejamento, A imaginação e a antecipação, A memória, Vontade de vencer, a paciência e o autocontrole, O espírito de decisão e a coragem, A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético, A criatividade, A inteligência, A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras..."
Professor Theodoro

Saiba mais lendo o material abaixo:

0 comentários:

Lousa Interativa com Software Livre, um a alternativa de baixo custo para as escolas

"A ideia da Lousa Interativa com software Livre que apresentaremos, surgiu a partir do projeto de Johnny Chung Lee um pesquisador do “Human­ Computer Interaction Institute” da “Carnegie Mellon University” nos Estados Unidos..."
Coordenadores Giany Abreu e Sergio Graças

Saiba mais lendo o material abaixo:

0 comentários:

15 Anos do Projeto Escola do Futuro Alzira Vargas

"O Projeto Escola do Futuro iniciou-­se em 1995, com um curso de capacitação, onde as professoras Adriana Câmara e Joselane Vieira foram as Pioneiras do Projeto em nossa Unidade Escolar.
Os primeiros computadores, chegaram em 1996. Neste ano iniciou­-se as aulas com os alunos no laboratório..."
Professoras Joselane Vieira e Roseni Machado

Saiba mais lendo o material abaixo:

0 comentários:

Nas Ondas da Rádio Paraíba

"Sabemos que como educadores podemos desenvolver a capacidade de imaginar, o imaginar que remete ao brincar de uma criança e desta forma temos esse momento lúdico como parceiros em nosso caminhar. Isso me faz lembrar as palavras de meu pai, pós graduado na vida, pois com seu pouco estudo e experiência em observar dizia, “criança faz tudo brincando”.
Constata­-se que é através das brincadeiras que a criança representa o discurso externo e o interioriza, construindo seu próprio pensamento e que o observar nos leva a um horizonte de possibilidades, foi onde a ideia do Projeto nas Ondas da Rádio foi tomando forma e vida."
Professora Patrícia Osório

Saiba mais lendo o material abaixo:

0 comentários:

Musicalizando a Informática - Branca de Neve

"Nossa escola atende 12 turmas com aproximadamente 350 alunos com idades entre 2 anos e meio à 6 anos. Temos pátios grandes, brinquedos, boneca, gramados brinquedoteca, tanques de cheios casa experiência Laboratório de Informática. 
Nosso Laboratório de Informática possui 5 computadores que funcionam com A Customização VRlivre, um sistema que foi customizado pela Coordenação de Informática da Secretaria Municipal de Educação, onde sua base e o Ubuntu. Nossas turmas têm de 25 a 30 alunos, cada turma é dividida em 3 grupos e atendida no laboratório a cada 10 dias aproximadamente, com duração de 30 minutos..."
Professora Carla

Saiba mais lendo o material abaixo:

0 comentários:

Primeiros Passos na Era Digital - Cirandinha

"A importância da Educação Infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social dos seres humanos é inegável. Aliado a oferta de vagas é imprescindível oferecermos uma escola de qualidade, com oportunidades ricas que contribuam para uma maior riqueza de desafios e em consequência o desenvolvimento de todos os aspectos infantis, contribuindo assim para a formação de jovens mais capazes. Acreditamos que assim conseguiremos transformar o nosso país em uma nação de cidadãos realmente críticos, autônomos, criativos enfim, inteligentes..."
Professora Graça Taborda

Saiba mais lendo o material abaixo:

0 comentários:

Concurso de Animação Mário Villani

"Conheci o programa PIVOT no início do 1º bimestre de 2009, ano em que entrei como implementadora de informática na E.M. Mário Villani e me interessei bastante ao saber que se tratava de animações. Resolvi apresentá­-lo, a princípio, aos alunos do 5º ano de escolaridade, pois o conteúdo fazia parte da proposta da Informática Aplicada à Educação. Deu tão certo que apresentei também as turmas do 4º ano. A princípio, descobrimos muitas coisas juntos, pois o programa sendo todo em inglês dificultou um pouco o entendimento. Muitos alunos até baixaram na internet o mesmo, a fim de terem também o programa em suas casas e assim poderem descobrir mais coisas para nossas próximas aulas..."
Professora Michelle Rezende

Saiba mais lendo o material abaixo:

0 comentários:

Capacitação Ensino Fundamental - Anos Finais - Scribus

Realizamos no período de 9 a 13 de julho a formação continuada para os implementadores de Informática dos Anos Finais. foram realizadas as oficinas de Openshot,  Scribus, Geogebra, Imagination e Mostra de trabalho. 
Estamos disponibilizando o material da oficina de Scribus realizada pela Suellem Gomes. Mais um material para ser estudado e aplicado nas nossas aulas. Vale conferir!

1 comentários:

Congresso Brasileiro de Informática na Educação 26 de novembro 2012

Este ano o evento será no Rio de Janeiro na Cidade Universitária da UFRJ. 23º Simpósio Brasileiro de Informática, simultaneamente ao Congresso acontece o 18º Workshop de Informática na Escola. As inscrições para submissão de artigos acontece até o dia 12 de agosto 2012, temos muitos trabalhos que podem ser socializados. Veja os temas que você poderá publicar sua experiência. Faça parte deste evento e confira orientações para submissão dos trabalhos.

0 comentários:

Usando o Gerador de Pacotes para o Scratch Off-line

Para facilitar o processo de transporte e uso do material construído pelos nossos implementadores, alunos e professores, O NTMVR criou o "Gerador de Pacotes para o Scratch Off-line", que já faz parte do VRlivre 7.04, ele é um Script que cria toda estrutura para que você possa levar seu objeto de aprendizagem, atividade ou jogo criado usando o Scratch para ser aberto e usado em qualquer computador que tenha um navegador de internet, mesmo que esse computador não tenha o Software Scratch instalado ou conexão com a internet.

Basta copiar a “Pasta de Trabalho” distribuir ou levar para onde quiser usar, veja no tutorial abaixo, como usar o programa e disponibilizar seus projetos para outros colegas, alunos, professores e comunidade em geral.

0 comentários:

Livox - Sistema de Comunicação Alternativa


Liberdade em voz alta!

A partir da situação problema de falta de comunicação com a filha que tem paralisia cerebral, Carlos Edmar Pereira, analista de sistema, criou um software para Tablet de Comunicação Alternativa, O Livox®

O software é gratuito visando disponibilizá-lo para outras pessoas.

Você pode ajudar neste trabalho:
  • Fazendo uma doação para o desenvolvimento; 
  • Doação de tablets; 
  • Adotando um paciente. 
Conheça todo projeto no site livrox.
Assista ao vídeo! divulgue esta ideia!

0 comentários:

Oportunidade de Pós graduação Lato Sensu gratuita


Inscrições até 4 de agosto 2012!
Esta é uma oportunidade imperdível para os implementadores de Informática ou professores interessados em aperfeiçoamento profissional, Na modalidade à distância, oferecida pelo consorcio CEDERJ e gratuito uma Pós graduação em Tecnologia Educacional. As inscrições para o processo seletivo custam R$30,00 podem ser feitas no site do CEDERJ. Leia as instruções e faça parte você também!

0 comentários:

Conheça o GeoGebraTube

O GeoGebraTube é um espaço com mais de 12000 materiais construídos e compartilhados por alunos e professores de diversos lugares do mundo, onde você pode baixar e usar a vontade.
Se quiser ainda pode criar uma conta, para enviar e compartilhar os materiais que você produzir usando o Geogebra.

Aprenda a usar o GeoGebra com estes Materiais de Apoio
Aqui temos um excelente material da Wikibooks.org

Se ainda não conhece o Geogebra, mas se interessou e deseja testar o aplicativo, pode usar o link a seguir e rodar o aplicativo sem precisar instalar nada em seu computador.


Abaixo tem um exemplo do que pode ser produzido

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática