Vídeo aula 21 - Instalando o Generator de Webquest (PHPWebquest) no Linux Educacional 4

Nessa vídeo aula mostraremos como fazer a instalação e configuração do PHPWebquest, que nada mais é do que um gerador de Webquest em formato PHP, permitindo que essas Webquest possam acessadas em qualquer uma das máquinas que estão conectadas em sua intranet.

Segundo o www.educared.org,

"A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.

O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos..." 

Acesse o site e obtenha mais informações sobre essa metodologia.

Nesse endereço você vai conhecer o site oficial do PHPWebquest , onde poderá assistir a alguns tutoriais  interativos, feitos com outro Software Livre chamado de WINK que será matéria de uma de nossas Vídeo aulas em breve.

O Senac de São Paulo, tem um excelente material sobre Webquest e na Wikipedia você encontra mais informações.

Essa é a 21ª vídeo aula produzida por Sergio Graças, Coordenador/Técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Volta Redonda - NTMVR.

Aguarde as próximas vídeo aulas sobre o Linux Educacional.

Se você gostou ou quer sugerir temas para as próximas vídeo aulas, entre em contato deixando sua mensagem nos comentários.

0 comentários:

Vídeo aula 20 - Instalando o Podcast Generator (Servidor de podcast) no Linux Educacional 4

Nessa vídeo aula mostraremos como fazer a instalação e configuração do Podcast Generator, como seu próprio nome sugere, ele é uma ferramenta para a criação de uma fonte de Podcast através da Internet ou em nosso caso na Intranet da Escola ou Laboratório de Informática. Através dele, é possível hospedar arquivos no servidor Web que já aprendemos a instalar nas aulas anteriores, permitindo que eles possam ser baixados ou executados nas máquinas que estão conectadas em sua rede.

Acesse o site oficial e para conhecer mais a fundo essa ferramenta e baixe a documentação em formato PDF.

Alguns destaques do Podcast Generator, ficam por conta dele suportar a maioria dos formatos de mídias digitais (MP3, OGG, AVI, WMA, WMV, MPG, JPG, AIF, 3GP, AMR, M4V, FLV, MOV, PDF, etc...) da atualidade. o mecanismo de Feeds é totalmente compatível com agregadores, como o Juice e o iTunes (MP3, MP4, M4A, M4V, MOV e PDF).

Além disso, é possível criar e armazenar os arquivos em categorias, facilitando as buscas dos usuários em seu podcast. A interface de Podcast Generator é bastante amigável, principalmente na categoria de enviar, editar e deletar episódios.

Essa é a 20ª vídeo aula produzida por Sergio Graças, Coordenador/Técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Volta Redonda - NTMVR.
Aguarde as próximas vídeo aulas sobre o Linux Educacional.

Se você gostou ou quer sugerir temas para as próximas vídeo aulas, entre em contato deixando sua mensagem nos comentários.

0 comentários:

Vídeo aula 19 - Instalando o Servidor Apache, MySQL, FTP e o Moodle no Linux Educacional 4

Nessa aula mostraremos como instalar o Servidor Xampp ou Lampp que pode transformar um computador comum em um Servidor de páginas Web com Apache, banco de dados MySQL, PHP e ainda um Servidor de FTP.

Depois aproveitando, vamos instalar a Plataforma de Ensino à Distância Moodle, que poderá ser usado para disponibilizar cursos e material de apoio aos alunos e professores de suas escolas ou NTEs.

Para facilitar essa tarefa criamos um pacote "vrlivre-xampp_1.7.7_i386.deb" que já prepara todo o ambiente para a instalação dos servidores, para maiores detalhes você deve assistir a vídeo aula.

Essa é a 19ª vídeo aula produzida por Sergio Graças, Coordenador/Técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Volta Redonda - NTMVR.

Aguarde as próximas vídeo aulas sobre o Linux Educacional.

Se você gostou ou quer sugerir temas para as próximas vídeo aulas, entre em contato deixando sua mensagem nos comentários.


4 comentários:

Vídeo aula 18 - Usando o Painel de controle do Squid criado pelo NTMVR no Linux Educacional 4


Nessa aula mostraremos como utilizar algumas opções do Painel de Controle do Squid que instalamos na aula 17, esse Painel permite gerenciar graficamente os arquivos de bloqueio de sites ou de palavras indevidas e ainda faremos a varredura automática do arquivo de registro de acesso a sites, permitindo que você monitore e bloquei todos os acessos indevidos, se for os caso.

Aconselhamos que vocês assistam a vídeo aula de nº 17, para que possam compreender o funcionamento do sistema.

Essa é a 18ª vídeo aula produzida por Sergio Graças, Coordenador/Técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Volta Redonda - NTMVR.

Aguarde as próximas vídeo aulas sobre o Linux Educacional.

Se você gostou ou quer sugerir temas para as próximas vídeo aulas, entre em contato deixando sua mensagem nos comentários.

0 comentários:

Vídeo aula 17 - Bloqueando sites com Squid e com uma placa de rede no Linux Educacional 4


Nessa vídeo aula mostraremos como fazer a instalação e configuração do Squid, que vai nos permitir bloquear sites indevidos, use esse link para saber mais sobre o Squid, se vocês fizerem um pequeno estudo das possibilidades de uso do Squid e usando a criatividade de cada um, poderão fazer ou desenvolver uma dezenas de soluções com essa ferramenta.

Aproveitando o espaço, vamos ensinar como instalar de um mini painel de controle, criado por nós, do NTMVR, para gerenciar graficamente os arquivos de bloqueio de sites ou de palavras indevidas. Você poderá bloquear sites pelo endereço completo do mesmo ou por palavras específicas.

Para baixar o pacote .deb do painel acesse aqui, as instruções de instalação se encontram na vídeo aula.

Essa é a 17ª vídeo aula produzida por Sergio Graças, Coordenador/Técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Volta Redonda - NTMVR.
Aguarde as próximas vídeo aulas sobre o Linux Educacional.

Se você gostou ou quer sugerir temas para as próximas vídeo aulas, entre em contato deixando sua mensagem nos comentários.


13 comentários:

Formação Continuada 2012


Iniciaremos as capacitações no dia 16/03/2012, as datas e os implementadores que participarão das primeiras séries de capacitações deste ano (Março, Abril e Maio) já estão disponíveis em nosso Calendário de Eventos e os memorandos (33, 34, 35, 36, 37 e 38) já foram despachados para as Unidades Educacionais.
Os implementadores que não estiverem em nenhuma das 3 listagens, devem aguardar as próximas capacitações.
Agradecemos aos 53 implementadores que já responderam o formulário de pesquisa e solicitamos aos demais que o façam com a máxima urgência, esse é o link para o formulário!

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática