Scripts no Nautilus - VRlivre - SCRIPT nº 17


Para que você possa instalar os Scripts em seu Nautilus é bem simples, só precisa de 3 passos:

1 - Faça download do Script.
2 - Abra o diretório "/home/seu-usuario/.gnome2/nautilus-scripts/" e cole o Script nesse local.
3 - Abra um terminal, logue-se como root e digite:
chown seu-usuario.seu-usuario -R /home/seu-usuario/.gnome2/nautilus-scripts/ && chmod +x /home/seu-usuario/.gnome2/nautilus-scripts/ + enter

Após os 3 passos acima o Script já estará disponível no menu de contexto do Nautilus.

Se quiser ver a primeira postagem e saber mais sobre os Scripts do Nautilus:
Acesse aqui!!!!

17º script da série:
Separando Páginas de Arquivos PDF

Em nosso Script de hoje, mostrarei como podemos pegar um arquivo em formato ".pdf" e separar as suas páginas em diversos arquivos, onde cada um desses arquivos será uma página deste PDF.

Qual é a finalidade disso? Bem, muitas mas vou citar apenas uma que já vai valer a pena você saber.

Imagine que você pegou um livro em PDF, mas somente uma página ou algumas página lhe interessam, essa seria uma forma de você obter somente as páginas que lhe seria de utilidade neste livro que você baixou.

Bem acho que já deu pra ver uma utilidade para o Script, aguardem pois amanhã vou ensinar como juntar essas páginas que você separou, com um outro Script e assim você terá um PDF com aquilo que você selecionou.

Obs.: Como sempre existem alguns parâmetros neste Script que podem (devem) ser modificados de acordo com a sua necessidade.


E o mais importante, compartilhe as suas melhorias e modificações, a comunidade GNU/Linux vai agradecer.

Dependências: zenity - imagemagick

#!/bin/bash
#virmal_divx 2011#!

ARQUIVO=`zenity --file-selection --title="Selecione o arquivo em pdf que deseja separar em páginas individuais"`

case $? in
0)
echo "\"$ARQUIVO\" selecionado.";;
1)
echo "Você não selecionou nenhum arquivo.";;
-1)
echo "Ocorreu um erro inesperado.";;
esac
separado=$(zenity --title="Selecione um local e nome para salvar as páginas que serão geradas" --file-selection --save --confirm-overwrite);

pdftk "$ARQUIVO" burst output "$separado"_%02d.pdf

Postado originalmente por Sergio Graças em http://tecnicolinux.blogspot.com

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática