Dicas da coordenação: Rádio Franklin "Um show de alegria em seu rádio!"

Várias "rádios" estão sendo criadas na nossa rede como proposta de utilização do Laboratório de Informática.
Algumas dicas:
  • Crie um planejamento do seu projeto. Veja o que você deseja, quando e como;
  • Ao criar o nome da rádio, faça uma pesquisa na web e verifique se não existe o nome sendo usado por outra rádio; Caso tenha acontecido, propor troca com os alunos explicando o motivo. Assim favorecerá o desenvolvimento da criatividade.
  • Defina com os alunos a logomarca da rádio. Utilize o programa Inkscape para realizar o desenho;
  • Crie vinhetas da rádio e das sessões. Veja as já produzidas pelos nossos alunos e parceiros;
  • A rádio deverá ser um projeto da escola, embora possa ter alguma turma, ano ou grupo de alunos responsáveis pelos programas;
  • Busque apoio dos professores para realização do trabalho. Ex.: Português criar as vinhetas, Artes trabalhar logomarca;
  • Discuta com os alunos o conteúdo que será publicado, garantindo um espaço que favoreça o aprendizado e cultura dos alunos;
  • Evite usar a rádio para divulgar "informações improdutivas" ou sensacionalistas, já existem rádios com este tipo de conteúdo;
  • Utilize a rede de comunicadores do MEC, onde você terá spots, textos e materiais para serem usados, modificados etc;
  • Utilizem músicas Creative Comuns;
  • Alguns implementadores optaram por programas temáticos;
  • Procure integrar a rádio com a proposta pedagógica da escola.
Vale conferir o trabalho dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Franklin com a implementadora Heloísa.
Vejam o relato de experiência do Projeto da Rádio Franklin no portal dos implementadores, pois este registro é uma forma de ajudar quem ainda não iniciou o trabalho!
Ouçam o novo Programa Rádio Franklin "um show de alegria em seu rádio", feito com muito carinho após visita da Rádio UNIFOA. Parabéns pelo trabalho!

Um comentário:

  1. Parabéns Heloísa...
    É muito bom ver a satisfação nos olhos dos alunos e no seus olhos, trabalhoso mas gratificante, não é?
    Você está marcando a vida escolar dessas crianças com uma experiência inesquecível...
    Hoje começou as capacitações dos professores de 6º ao 9º anos e fiquei muito satisfeita em ver os primeiros frutos de nossas capacitações sobre Rádio Web, temos mais rádios vindo ai... "Rádio Tudo Conectado"... Breve veremos os frutos!

    ResponderExcluir

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática