Trojan deixará milhares sem internet dia 09/07. E quem usa Linux?

FBI e o Google vem avisando os internautas a alguns meses atrás sobre um vírus que “desconectaria” os usuários da internet à partir de 09 de julho deste ano. O vírus, conhecido como DNS Changer, é capaz de trocar o DNS das máquinas, direcionando-as para servidores DNS zumbis, ou seja, que não resolvem os IPs dos sites em nomes.
O funcionamento prático do vírus é simples (apesar de extremamente prejudicial): quando você digita na barra de endereços do seu navegar um domínio de um site, como o www.sejalivre.org por exemplo, a sua máquina busca em um servidor de nomes (DNS) qual IP se refere a este domínio. Uma máquina infectada com o DNS Changer iria buscar em um servidor DNS que não é capaz de resolver nomes, deixando o usuário “sem conexão com a internet”. É claro que se você digitar o IP do site que quer buscar na sua barra de endereços, o navegador será capaz de abri-lo, mas imagine “gravar” o IP dos sites que você usa? E o pior: hoje muitos sites, e principalmente as redes sociais, usam redirecionamentos de nomes e IP para abrirem suas páginas, ou seja, é totalmente impraticável isso.
Nós já havíamos comentado aqui no Seja Livre sobre o DNS Changer, porém na época o FBI ainda não tinha os dados suficientes para notificar quais os Sistemas Operacionais poderiam ser infectados com esta ameaça.
Se você é usuário Linux, MAC OS, iOS e /ou Android, pode ficar tranquiloO DNS Changer, segundo o FBI, só afeta máquinas Windows. E para saber se eu fui infectado? O DCWG, DNS Changer Work Group, criou ferramentas para lhe ajudar a entender o DNS Changer e verificar se a sua máquina foi infectada. Este site http://www.dns-ok.us/ faz uma verificação da sua máquina e lhe mostra se está tudo ok ou se você foi infectado.
Segundo os especialistas, ocorre um tempo de “incubação” até que o vírus comece a funcionar plenamente, por isso é extremamente imprescindível a consulta ao site de verificação.
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática