Conhecendo o Projeto da Lousa Interativa Com Software Livre

A ideia da Lousa Interativa com Software Livre que apresentaremos, surgiu a partir do projeto de Johnny Chung Lee, um pesquisador do Human-Computer Interaction Institute, da Carnegie Mellon University nos Estados Unidos. 

Além de elaborar o esquema conceitual para construção da Lousa Interativa, Johnny Chung Lee desenvolveu o Wiimote Whiteboard. Sua ideia inicialmente era de incrementar suas apresentações. 

Para tal, desenvolveu um projeto que cria um quadro branco "multipoint interativo" utilizando apenas de:

  • um computador;
  • um projetor multimídia;
  • um wiimote (controle sem fio do Nintendo Wii);
  • um adaptador bluetooth;
  • um software de controle;
  • caneta construída com um LED IR e pilhas comuns.

Bem, antes de continuar vamos ver o que é um Quadro Interativo ou Lousa Interativa... 

Segundo a Wikipédia Quadro Interativo é: 

"Um Quadro Interativo é uma superfície que pode reconhecer a escrita eletronicamente e que necessita de um computador para funcionar. Alguns quadros interativos permitem também a interação com a imagem do computador projetada. São geralmente utilizados no escritório e na sala de aula."

O que é Lousa Interativa ou Quadro Interativo? 

Quadro interativo pode ser considerado qualquer quadro que interage com algo. No entanto o sentido mais correto na área educacional é o de um quadro branco conectado a um computador com um software específico e com projeção da tela sobre ele que interage com as diversas ferramentas disponíveis. 

Muitas pessoas também chamam de lousa digital, quadro digital ou ainda Lousa Interativa, que é a nomenclatura mais utilizada no Brasil, no entanto todos estes nomes estão corretos e são basicamente o mesmo sistema de interação. 

O texto acima é parte do artigo publicado no site Viva o Linux, caso queira ler o artigo na integra, basta acessar aqui.

Você pode baixar a apresentação do projeto em formato PDF.

Você pode assistir a vídeo-aula que fizemos ensinando a instalar aqui

Obs: os usuários da Customização VRlivre, podem ficar tranquilos que tudo que é necessário para rodar a Lousa Interativa, já vem instalados por padrão. 

Assista o vídeo da montagem dos sensores, na versão 2012


0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática